Open House Lisboa 2022

14 a 15 de Maio de 2022
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

No fim-de-semana de 14 e 15 de Maio, acolhemos o Open House Lisboa inserido na Trienal de Arquitectura Lisboa. Teremos três modalidade de visita: livre, com voluntários (uma por hora) e por especialista (no Sábado, 10h30 e Domingo, 14h).

As visitas com voluntários são focadas na arquitetura do edifício e as visitas por especialistas são orientadas por membros da equipa do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

As visitas são por ordem de chegada, limitadas a grupos de 10 pessoas.

O Open House Lisboa abre as portas a espaços de arquitectura exemplar habitualmente escondidos do olhar do público, desde casas a edifícios públicos, palácios, teatros ou igrejas. São cerca de 70 locais em Lisboa e Almada com um programa de visitas guiadas, percursos urbanos, passeios sonoros, actividades Júnior e eventos Plus, bem como uma selecção de visitas acessíveis. Este ano, A Rebeldia do Invisível dá a descobrir e explorar a cidade dentro e fora de portas. Os exteriores, mais limitados pelas normas urbanísticas que procuram preservar uma identidade colectiva, contrastam com espaços surpreendentes nos interiores, cuja transformação invisível no domínio do privado mostra novas formas de habitar. Se retirássemos as fachadas, que Lisboa ficaria à vista?

De entrada gratuita, esta iniciativa é uma co-produção Trienal de Arquitectura de Lisboa e EGEAC

Mais informações em: www.openhouselisboa.com

Outros eventos

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00