Open House Lisboa 2022

14 a 15 de Maio de 2022
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

No fim-de-semana de 14 e 15 de Maio, acolhemos o Open House Lisboa inserido na Trienal de Arquitectura Lisboa. Teremos três modalidade de visita: livre, com voluntários (uma por hora) e por especialista (no Sábado, 10h30 e Domingo, 14h).

As visitas com voluntários são focadas na arquitetura do edifício e as visitas por especialistas são orientadas por membros da equipa do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

As visitas são por ordem de chegada, limitadas a grupos de 10 pessoas.

O Open House Lisboa abre as portas a espaços de arquitectura exemplar habitualmente escondidos do olhar do público, desde casas a edifícios públicos, palácios, teatros ou igrejas. São cerca de 70 locais em Lisboa e Almada com um programa de visitas guiadas, percursos urbanos, passeios sonoros, actividades Júnior e eventos Plus, bem como uma selecção de visitas acessíveis. Este ano, A Rebeldia do Invisível dá a descobrir e explorar a cidade dentro e fora de portas. Os exteriores, mais limitados pelas normas urbanísticas que procuram preservar uma identidade colectiva, contrastam com espaços surpreendentes nos interiores, cuja transformação invisível no domínio do privado mostra novas formas de habitar. Se retirássemos as fachadas, que Lisboa ficaria à vista?

De entrada gratuita, esta iniciativa é uma co-produção Trienal de Arquitectura de Lisboa e EGEAC

Mais informações em: www.openhouselisboa.com

Outros eventos

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor. 
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00