Os Clandestinos

29 de Setembro de 2018 - 14h00

Fotografia: José Frade

Um convite para visitarmos casas clandestinas ainda hoje existentes: locais onde homens e mulheres nos contam a sua vida sobressaltada e as suas histórias de resistência. Aí se organizava a luta, se escondia um companheiro fugitivo ou se fazia o jornal e a folha informativa que depois chegava, inesperadamente, por baixo da porta ou pela mala da escola.

Eram “casas normais” que ainda hoje constituem marcas da resistência antifascista.

Coordenação de Vanessa Almeida.

Hora: 14h00-18h00
Ponto de encontro: 13h45, porta principal do Jardim Zoológico
Ponto de chegada: aprox.: 18h30, porta principal do Jardim Zoológico

Percurso em autocarro e a pé ligando 4 polos de casas clandestinas na cidade de Lisboa: R. da Beneficência, R. dos Lusíadas (S. Amaro), Ajuda e Pedrouços.

Com testemunhos vivos de Adelino Silva e Domingos Abrantes.

Custo do transporte: 8,00€
Inscrições: até 27 de setembro pelo telefone 215 818 535.
Necessário pagamento prévio e envio de comprovativo para o email info@museudoaljube.pt

Ciclo Lisboa a Partir do Aljube

Visita Orientada Mensal
Estão abertas as inscrições para a Visita Orientada deste mês ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade. A visita é feita em pequenos grupos, seguindo todas as normas de segurança da DGS, e requer inscrição.
30 de Outubro de 2021 - 10h30
NOVAS CARTAS PORTUGUESAS – Itinerário
Uma visita guiada por Vanessa Almeida pelas ruas de Lisboa pelos caminhos das “Três Marias” e das “Novas Cartas Portuguesas”.
23 de Outubro de 2021 - 14h00
Projecto Educativo | Doclisboa
Entre os dias 22 a 31 de outubro, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe oficinas de cinema do Projeto Educativo do Doclisboa dedicado a crianças e jovens. “O Projecto Educativo da Apordoc nasce da convicção de que o cinema documental é, enquanto forma de arte, uma expressão humana capaz de potenciar uma cidadania […]
22 a 31 de Outubro de 2021
Imago Lisboa Photo Festival
No âmbito do Imago Lisboa Photo Festival, iremos acolher uma sessão de cinema com o filme "Sonhos Lúcidos / Cabo Verde – das tripas coração" , realizado por Fernando Almeida e João Campos.
17 de Outubro de 2021 - 15h00