Os Clandestinos

29 de Setembro de 2018 - 14h00

Fotografia: José Frade

Um convite para visitarmos casas clandestinas ainda hoje existentes: locais onde homens e mulheres nos contam a sua vida sobressaltada e as suas histórias de resistência. Aí se organizava a luta, se escondia um companheiro fugitivo ou se fazia o jornal e a folha informativa que depois chegava, inesperadamente, por baixo da porta ou pela mala da escola.

Eram “casas normais” que ainda hoje constituem marcas da resistência antifascista.

Coordenação de Vanessa Almeida.

Hora: 14h00-18h00
Ponto de encontro: 13h45, porta principal do Jardim Zoológico
Ponto de chegada: aprox.: 18h30, porta principal do Jardim Zoológico

Percurso em autocarro e a pé ligando 4 polos de casas clandestinas na cidade de Lisboa: R. da Beneficência, R. dos Lusíadas (S. Amaro), Ajuda e Pedrouços.

Com testemunhos vivos de Adelino Silva e Domingos Abrantes.

Custo do transporte: 8,00€
Inscrições: até 27 de setembro pelo telefone 215 818 535.
Necessário pagamento prévio e envio de comprovativo para o email info@museudoaljube.pt

Ciclo Lisboa a Partir do Aljube

Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00
Digo às companheiras que aqui estão
Uma sessão de cinema com debate a partir do filme brasileiro "Digo às companheiras que aqui estão".
20 de Janeiro de 2023 - 18h00
Visita Orientada por Raquel Freire
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" , Raquel Freire irá realizar uma visita orientada à exposição temporária "Adeus Pátria e Família".
17 de Janeiro de 2023 - 18h00