Os Clandestinos

29 de Setembro de 2018 - 14h00

Fotografia: José Frade

Um convite para visitarmos casas clandestinas ainda hoje existentes: locais onde homens e mulheres nos contam a sua vida sobressaltada e as suas histórias de resistência. Aí se organizava a luta, se escondia um companheiro fugitivo ou se fazia o jornal e a folha informativa que depois chegava, inesperadamente, por baixo da porta ou pela mala da escola.

Eram “casas normais” que ainda hoje constituem marcas da resistência antifascista.

Coordenação de Vanessa Almeida.

Hora: 14h00-18h00
Ponto de encontro: 13h45, porta principal do Jardim Zoológico
Ponto de chegada: aprox.: 18h30, porta principal do Jardim Zoológico

Percurso em autocarro e a pé ligando 4 polos de casas clandestinas na cidade de Lisboa: R. da Beneficência, R. dos Lusíadas (S. Amaro), Ajuda e Pedrouços.

Com testemunhos vivos de Adelino Silva e Domingos Abrantes.

Custo do transporte: 8,00€
Inscrições: até 27 de setembro pelo telefone 215 818 535.
Necessário pagamento prévio e envio de comprovativo para o email info@museudoaljube.pt

Ciclo Lisboa a Partir do Aljube

Visita Orientada Mensal
SESSÃO ADIADA
30 de Janeiro de 2021 - 10h00
Com Garras e Dentes – Fábulas de Animais Livres e Resistentes
SESSÃO ADIADA
17 de Janeiro a 11 de Julho de 2021
Pedro Letria e Paulo Catrica conversam com Armindo Cardoso
Os fotógrafos Pedro Letria e Paulo Catrica conversam com Armindo Cardoso sobre a exposição temporária “Os Olhos da Memória”, a sua vida em Portugal, em Paris e no Chile e de tudo isso na sua fotografia.
13 de Janeiro de 2021 - 18h30
«Projectar a ordem – Cinema do Povo e propaganda salazarista», de Maria do Carmo Piçarra
A apresentação do livro será feita pela realizadora e professora universitária Susana de Sousa Dias. As inscrições são obrigatórias e limitadas aos lugares existentes no auditório.
10 de Dezembro de 2020 - 18h00