“País do Silêncio” – Apresentação do livro

10 de Novembro de 2021 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

A apresentação será conduzida por Rita Pais e contará com a presença da autora, Rita Cruz. Será mais uma ocasião para o encontro dos leitores com este romance.

No País do Silêncio trata-se de um romance cuja ação principal se desenvolve numa pequena vila na beira, ao longo das últimas décadas do fascismo, traçando o retrato histórico de um país dominado pelo medo, pela ignorância e pela violência. Do romance, de arquitetura sólida e ritmo disruptivo, sublinhamos a figura central do silêncio, eixo em torno de que se movem os medos e os sonhos das personagens.

Na origem deste livro, cuja ação atravessa o Portugal fascista de 1940 a 1974, está a urgência de afirmar a história e preservar a memória de um tempo sem liberdade, porque o esquecimento leva-nos a repetir erros. A autora assume a sua condição de filha de Abril, herdeira da responsabilidade de preservar a memória contra o esquecimento, que honra com extraordinária beleza neste livro que tem apaixonado leitores de norte a sul.

Da autora, nascida na Guarda, podemos dizer, partindo das suas próprias palavras, ter tido “casa incerta” por cinco continentes de um mundo onde se vem descobrindo ao fazer “palavras dos dias”.
O romance explora temas que vão da infância à condição da mulher, passando pela violência da repressão, o exílio e a Guerra Colonial. Apesar de nascida em liberdade, Rita Cruz escolhe dizer o silêncio, e a coragem destas palavras causa um sobressalto literário de que muito ainda se há-de falar.

Notas biográficas

Rita Cruz estreia-se como escritora com o romance “No País do Silêncio” em 2021. Natural da Guarda, trabalhou durante vários anos no ramo dos Direitos Humanos e ajuda humanitária na Colômbia, Afeganistão e Sri Lanka. Depois de concluir formação como fisioterapeuta passou pela Finlândia, Moçambique, Austrália e atualmente vive na Malásia. Escreveu a rubrica “Nós lá fora” na Visão e tem um blog pessoal www.ritacruz.org .

Oficina Docs4Kids
O Museu do Aljube acolhe mais uma vez as oficinas Docs4Kids que voltam para animar as férias de Natal!
18 a 19 de Dezembro de 2021
Visita Orientada Mensal
Estão abertas as inscrições para a Visita Orientada deste mês ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade. A visita é feita em pequenos grupos, seguindo todas as normas de segurança da DGS, e requer inscrição.
18 de Dezembro de 2021 - 10h30
ITINERÁRIO CAMBEDO DA RAIA – ESGOTADO
Numa parceria com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, promovemos um itinerário a Cambedo da Raia.
18 a 19 de Dezembro de 2021
Vozes ao Alto! 100 histórias na história do PCP
Dia 8 de Dezembro, às 16h00 será apresentado no Museu do Aljube Resistência e Liberdade o livro “ Vozes ao Alto! 100 Histórias na História do Partido Comunista Português”, por Vanessa Almeida e Maria Alice Samara.
8 de Dezembro de 2021 - 16h00