“País do Silêncio” – Apresentação do livro

10 de Novembro de 2021 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

A apresentação será conduzida por Rita Pais e contará com a presença da autora, Rita Cruz. Será mais uma ocasião para o encontro dos leitores com este romance.

No País do Silêncio trata-se de um romance cuja ação principal se desenvolve numa pequena vila na beira, ao longo das últimas décadas do fascismo, traçando o retrato histórico de um país dominado pelo medo, pela ignorância e pela violência. Do romance, de arquitetura sólida e ritmo disruptivo, sublinhamos a figura central do silêncio, eixo em torno de que se movem os medos e os sonhos das personagens.

Na origem deste livro, cuja ação atravessa o Portugal fascista de 1940 a 1974, está a urgência de afirmar a história e preservar a memória de um tempo sem liberdade, porque o esquecimento leva-nos a repetir erros. A autora assume a sua condição de filha de Abril, herdeira da responsabilidade de preservar a memória contra o esquecimento, que honra com extraordinária beleza neste livro que tem apaixonado leitores de norte a sul.

Da autora, nascida na Guarda, podemos dizer, partindo das suas próprias palavras, ter tido “casa incerta” por cinco continentes de um mundo onde se vem descobrindo ao fazer “palavras dos dias”.
O romance explora temas que vão da infância à condição da mulher, passando pela violência da repressão, o exílio e a Guerra Colonial. Apesar de nascida em liberdade, Rita Cruz escolhe dizer o silêncio, e a coragem destas palavras causa um sobressalto literário de que muito ainda se há-de falar.

Notas biográficas

Rita Cruz estreia-se como escritora com o romance “No País do Silêncio” em 2021. Natural da Guarda, trabalhou durante vários anos no ramo dos Direitos Humanos e ajuda humanitária na Colômbia, Afeganistão e Sri Lanka. Depois de concluir formação como fisioterapeuta passou pela Finlândia, Moçambique, Austrália e atualmente vive na Malásia. Escreveu a rubrica “Nós lá fora” na Visão e tem um blog pessoal www.ritacruz.org .

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00