“País do Silêncio” – Apresentação do livro

10 de Novembro de 2021 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

A apresentação será conduzida por Rita Pais e contará com a presença da autora, Rita Cruz. Será mais uma ocasião para o encontro dos leitores com este romance.

No País do Silêncio trata-se de um romance cuja ação principal se desenvolve numa pequena vila na beira, ao longo das últimas décadas do fascismo, traçando o retrato histórico de um país dominado pelo medo, pela ignorância e pela violência. Do romance, de arquitetura sólida e ritmo disruptivo, sublinhamos a figura central do silêncio, eixo em torno de que se movem os medos e os sonhos das personagens.

Na origem deste livro, cuja ação atravessa o Portugal fascista de 1940 a 1974, está a urgência de afirmar a história e preservar a memória de um tempo sem liberdade, porque o esquecimento leva-nos a repetir erros. A autora assume a sua condição de filha de Abril, herdeira da responsabilidade de preservar a memória contra o esquecimento, que honra com extraordinária beleza neste livro que tem apaixonado leitores de norte a sul.

Da autora, nascida na Guarda, podemos dizer, partindo das suas próprias palavras, ter tido “casa incerta” por cinco continentes de um mundo onde se vem descobrindo ao fazer “palavras dos dias”.
O romance explora temas que vão da infância à condição da mulher, passando pela violência da repressão, o exílio e a Guerra Colonial. Apesar de nascida em liberdade, Rita Cruz escolhe dizer o silêncio, e a coragem destas palavras causa um sobressalto literário de que muito ainda se há-de falar.

Notas biográficas

Rita Cruz estreia-se como escritora com o romance “No País do Silêncio” em 2021. Natural da Guarda, trabalhou durante vários anos no ramo dos Direitos Humanos e ajuda humanitária na Colômbia, Afeganistão e Sri Lanka. Depois de concluir formação como fisioterapeuta passou pela Finlândia, Moçambique, Austrália e atualmente vive na Malásia. Escreveu a rubrica “Nós lá fora” na Visão e tem um blog pessoal www.ritacruz.org .

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00