“País do Silêncio” – Apresentação do livro

10 de Novembro de 2021 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

A apresentação será conduzida por Rita Pais e contará com a presença da autora, Rita Cruz. Será mais uma ocasião para o encontro dos leitores com este romance.

No País do Silêncio trata-se de um romance cuja ação principal se desenvolve numa pequena vila na beira, ao longo das últimas décadas do fascismo, traçando o retrato histórico de um país dominado pelo medo, pela ignorância e pela violência. Do romance, de arquitetura sólida e ritmo disruptivo, sublinhamos a figura central do silêncio, eixo em torno de que se movem os medos e os sonhos das personagens.

Na origem deste livro, cuja ação atravessa o Portugal fascista de 1940 a 1974, está a urgência de afirmar a história e preservar a memória de um tempo sem liberdade, porque o esquecimento leva-nos a repetir erros. A autora assume a sua condição de filha de Abril, herdeira da responsabilidade de preservar a memória contra o esquecimento, que honra com extraordinária beleza neste livro que tem apaixonado leitores de norte a sul.

Da autora, nascida na Guarda, podemos dizer, partindo das suas próprias palavras, ter tido “casa incerta” por cinco continentes de um mundo onde se vem descobrindo ao fazer “palavras dos dias”.
O romance explora temas que vão da infância à condição da mulher, passando pela violência da repressão, o exílio e a Guerra Colonial. Apesar de nascida em liberdade, Rita Cruz escolhe dizer o silêncio, e a coragem destas palavras causa um sobressalto literário de que muito ainda se há-de falar.


Notas biográficas

Rita Cruz estreia-se como escritora com o romance “No País do Silêncio” em 2021. Natural da Guarda, trabalhou durante vários anos no ramo dos Direitos Humanos e ajuda humanitária na Colômbia, Afeganistão e Sri Lanka. Depois de concluir formação como fisioterapeuta passou pela Finlândia, Moçambique, Austrália e atualmente vive na Malásia. Escreveu a rubrica “Nós lá fora” na Visão e tem um blog pessoal www.ritacruz.org .

Outros eventos

A BEM DA NAÇÃO: UM FILME EM CONSTRUÇÃO
Após a eleição fraudulenta de Américo Tomás em 1958, e a fuga de Humberto Delgado, Portugal vive uma tempestade silenciosa. A frustração da via democrática e o esforço de guerra em África tornarão os anos 60 em Portugal um período de grande convulsão. 50 anos após a Revolução dos Cravos, A BEM DA NAÇÃO retorna […]
28 de Julho de 2026 - 18h00
Leia Mulheres sobre Victoria Kielland
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro “Os Meus Homens” de Victoria Kielland com moderação de Déa Paulino.
19 de Julho de 2026 - 15h00
Mesa-Redonda – Lisbon Praxis Summer School
Esta mesa redonda faz parte da Escola de Verão da Lisbon Praxis, «Teorias Críticas do Fascismo», que se realiza na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 13 a 17 de julho.
15 de Julho de 2026 - 18h00
Lançamento do “Caderno Proibido” de AMOR DE LA CALLE
Depois da apresentação no Porto, Martim Alvarez leva ao Museu do Aljube Caderno Proibido, a publicação que reúne o processo de investigação que deu origem à sexta coleção da AMOR DE LA CALLE.
4 de Julho de 2026 - 16h00