Peço a palavra – Coimbra 1969, de Alberto Martins + Crise Académica de Coimbra. 1969 – Uma Reportagem Fotográfica, de José Veloso

29 de Outubro de 2019 - 18h30
Auditório do Museu do Aljube
Capas dos livros.

Uma sessão especial dos Livros no Aljube. O encontro e conversa entre dois protagonistas da Crise Académica de 1969 em Coimbra: Alberto Martins que nos traz “Peço a Palavra – Coimbra 1969” e José Veloso que recupera as imagens desta luta em “A Crise Académica de Coimbra. 1969 – Uma reportagem fotográfica”.

Apresentação de
Alberto Martins, José Veloso, Maria José Pereira e Zeferino Coelho

Editora Verbo do Grupo Babel, 2019
LeYa / Caminho, 2019

Inscrições obrigatórias e mediante os lugares existentes.

Inauguração Exposição Temporária – Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas
A partir das 12h poderá visitar a nova exposição temporária patente no piso 0 do museu, antigo parlatório da cadeia do Aljube.
6 de Maio de 2021 - 12h00
Teatro – Rascunhos: Memórias de uma Falsificadora
Joaquim Horta adapta ao teatro o livro de Margarida Tengarrinha Memórias de Uma Falsificadora – A Luta na Clandestinidade pela Liberdad em Portugal, que conta como a autora usou a sua habilidade de artista plástica e estudante de Belas Artes ao serviço da falsificação de documentos, garantindo o trabalho dos resistentes à ditadura de Salazar. Espectáculo esgotado
26 a 30 de Abril de 2021
Teatro – Amores na Clandestinidade [Online]
Este trabalho de teatro documental analisa as relações afetivas e familiares através de entrevistas feitas às pessoas que participaram na luta antifascista em Portugal, assim como aos seus filhos que cresceram acompanhando os seus pais e, muitas vezes, na ausência destes. Espectáculo Gratuito, gravado no Museu do Aljube. Transmissão Online. Inscrições obrigatórias.
16 a 21 de Abril de 2021
Coragem Hoje, Abraços Amanhã
Venha connosco celebrar o mês de abril! Inscrições para as atividades obrigatórias, mediante os limites impostos pelas medidas da DGS.
8 a 30 de Abril de 2021