Performance “Vésperas de liberdade”

26 de Maio de 2023 - 18h00
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Partindo do corpo, para além dos limites do corpo, uma abordagem livre e individual do que nos define enquanto movimento e palavra.
A democracia que construímos implementou liberdades políticas e o estado de direito. Enfrentou desigualdades de classe e encarou o sexismo e a misoginia. Continuamos a desconstruir as desigualdades assentes na etnicidade e a combater o racismo. Pugnamos pela igualdade de género e identidade ou expressão de género. Com os nossos corpos abrimos caminho, cientes da luta em curso para que todos possam viver em democracia como verdadeiros cidadãos.

“Vésperas de liberdade” situa-se na interseção do corpo e voz para acontecer num lugar de memória e de subversões poéticas.

Para maiores de 10 anos

Ana Sendas, artista residente Casa d’Avenida | Susana M. G. Silvério, a.Viso_Ag. de Esc. Lima de Freitas
Encenação e coordenação artística | Ana Sendas e Susana M. G. Silvério
Dramaturgia | coletiva
Direção musical | Ana Cláudia Sousa
Assistência de encenação | Margarida Melo e Vinicius Ariozi
Intérpretes | grupo de artes performativas a.Viso
Música | Há música na Lima
Fotografia | Raul Pinto

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
10 de Maio de 2025 - 10h30
Filme “Mulheres e Resistência”
Testemunhos de 16 mulheres e das suas memórias de resistência à ditadura, prisão e luta pelos direitos das mulheres, ainda tão atual nos dias de hoje.
27 de Abril de 2025 - 11h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
26 de Abril de 2025 - 10h30
Filme “Aqueles Que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem)”
Testemunhos emocionantes de familiares de opositores políticos do regime, que resistiram ao “cárcere” das privações materiais e emocionais, encontrando formas de sobreviver ao regime ditatorial.
15 de Abril de 2025 - 18h00