Poesia ‘negra’ de expressão portuguesa

14 de Janeiro de 2023 - 15h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“Poesia ‘negra’ de expressão portuguesa” destina-se a trazer para o centro da discussão as dificuldades de expressão e de publicação que os autores de origem africana sentiram e continuam a sentir; o seu apagamento da memória coletiva; o seu não enquadramento no cânone; o seu papel secundário nos currículos escolares e académicos…
Através da leitura de poemas de vários países da CPLP, seguida de um debate com especialistas, espera-se despertar no público um maior entendimento da riqueza que a poesia africana de expressão portuguesa contém, estimulando os participantes a querer ler mais destes poetas. Por outro lado, espera-se consciencializar o público acerca das várias estratégias que existem na sociedade para silenciar, vilipendiar ou apagar temas, autores, períodos históricos ou territórios da memória coletiva.”

Poetas e leitores de poesia:

Lídia Florêncio
Rude Bwoy
Sílvio Ferreira
Gilson Barreto/DELAMANTRA

Participantes no debate:

Professora Doutora Ana Maria Martinho (Centro de Humanidades, Universidade Nova de Lisboa)
Professora Doutora Jessica Falconi (CEsA-Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento/ISEG/Universidade de Lisboa)
Poeta Sílvio Ferreira
Poeta Gilson Barreto/DELAMANTRA

Organização: Vozes – Clube do Livro

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
10 de Maio de 2025 - 10h30
Filme “Mulheres e Resistência”
Testemunhos de 16 mulheres e das suas memórias de resistência à ditadura, prisão e luta pelos direitos das mulheres, ainda tão atual nos dias de hoje.
27 de Abril de 2025 - 11h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
26 de Abril de 2025 - 10h30
Filme “Aqueles Que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem)”
Testemunhos emocionantes de familiares de opositores políticos do regime, que resistiram ao “cárcere” das privações materiais e emocionais, encontrando formas de sobreviver ao regime ditatorial.
15 de Abril de 2025 - 18h00