(Re)Pensar a Contestação Social nos 50 anos do 25 de Abril: entre a Economia Política e a Democracia

27 de Janeiro de 2024 - 15h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“O 7º Encontro Anual de Economia Política – Economia Política e Democracia: reimaginar o mundo nos 50 anos do 25 de Abril – promove na linha de Encontros anteriores um espaço de debate, que se quer mais aberto a todos os públicos, incluindo interlocutores de diversos movimentos sociais recentes. Tendo em conta o atual momento de contestação, é importante entender quais as questões que originam as várias lutas presentes.

Este painel terá como propósito fazer uma reflexão em torno de múltiplas desigualdades e campos de luta, tais como género, habitação, racismo, lutas laborais, saúde, educação, ambiente, cruzando movimentos sociais, academia e outros atores. Num período político-social de conflitualidade, mas também de encontro e abertura, queremos compreender como é que de uma conjuntura que parece ser de policrise podemos partir para uma estruturação e imaginação de novas formas de pensar e fazer: De que formas é que a contestação, sendo resultado de mudanças históricas, é, ao mesmo tempo, uma peça chave na intervenção e influência em questões mais estruturais, através de vários movimentos? Quais podem ser as possíveis pontes entre diversas lutas e práticas, e o que pode ser feito para ‘criar’ um movimento mais abrangente de mudança? Como reimaginar novos campos de possibilidade para essa mudança e para outros futuros? 

Para discutir estas questões, teremos connosco:

André Carmo, Sindicato dos Professores da Grande Lisboa / FENPROF
Ana Gago, Movimento Referendo pela Habitação
Bruno Maia, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central
Jo Rodrigues, Associação Anémona
Miguel Jerónimo, GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente
Vítor Sanches, Bazofo & Dentu Zona
Sandra Monteiro, Le Monde Diplomatique (moderação)”

Inscrições

Mais informações

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Um percurso por Lisboa a lugares emblemáticos de resistência e ocupação das pessoas LGBTQIAP+, durante a ditadura e até aos dias de hoje.
28 de Junho de 2024 - 10h30
Orgulho e Liberdade
Fundado em 2017, o Alarido - Coro Feminista e LGBT canta arranjos de canções pop, para mostrar que o ativismo feminista e LGBT se pode fazer também através da música - e sempre a muitas vozes.
27 de Junho de 2024 - 19h00