Revolução de Abril no mundo e no seu tempo

5 de Maio de 2022 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Com Raquel Ribeiro e Giulia Stripoli

Biografia

Giulia Strippoli (PhD em História, Universidade de Turim, 2012) é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH/UNL), no grupo Cultura, Identidades, Poder e participa na Oficina de História e Imagem e no IHC GEN Lab. Tem investigado sobre os partidos comunistas europeus, as biografias de militantes, antifascismo e anticolonialismo, os movimentos estudantis, os movimentos de mulheres e os estudos de género.
É autora de publicações académicas e de documentários, entre os quais Apuntes feministas (co-realizado com Paz Bustamante, Argentina-Itália, 2018) e Vita di Lionel (Itália-Portugal, 2020).

Raquel Ribeiro é Investigadora Associada do Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa. Jornalista, escritora e professora universitária, doutorou-se com uma tese sobre a ideia de Europa na obra da escritora Maria Gabriela Llansol, a que se seguiu o projeto de pós-doutoramento sobre testemunhos da presença cubana na guerra civil de Angola, no Centre for Research on Cuba, Universidade de Nottingham, e foi professora de Estudos Portugueses em Oxford e em Edimburgo.
Em 2013 foi uma das primeiras bolseiras de Periodismo Cultural Gabriel García Márquez da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, na Colômbia. Sob o pseudónimo Maria David, publicou Europa e Este Samba no Escuro.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
30 de Março de 2024 - 10h30
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória IV
A quarta e última sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "Legal Q.B." e "O longo adeus às armas".
28 de Março de 2024 - 18h00
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória III
A terceira sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "As lutas de um povo" e "Mulheres".
26 de Março de 2024 - 18h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de março à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
23 de Março de 2024 - 10h30