Revolução de Abril no mundo e no seu tempo

5 de Maio de 2022 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Com Raquel Ribeiro e Giulia Stripoli

Biografia

Giulia Strippoli (PhD em História, Universidade de Turim, 2012) é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC-FCSH/UNL), no grupo Cultura, Identidades, Poder e participa na Oficina de História e Imagem e no IHC GEN Lab. Tem investigado sobre os partidos comunistas europeus, as biografias de militantes, antifascismo e anticolonialismo, os movimentos estudantis, os movimentos de mulheres e os estudos de género.
É autora de publicações académicas e de documentários, entre os quais Apuntes feministas (co-realizado com Paz Bustamante, Argentina-Itália, 2018) e Vita di Lionel (Itália-Portugal, 2020).

Raquel Ribeiro é Investigadora Associada do Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa. Jornalista, escritora e professora universitária, doutorou-se com uma tese sobre a ideia de Europa na obra da escritora Maria Gabriela Llansol, a que se seguiu o projeto de pós-doutoramento sobre testemunhos da presença cubana na guerra civil de Angola, no Centre for Research on Cuba, Universidade de Nottingham, e foi professora de Estudos Portugueses em Oxford e em Edimburgo.
Em 2013 foi uma das primeiras bolseiras de Periodismo Cultural Gabriel García Márquez da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, na Colômbia. Sob o pseudónimo Maria David, publicou Europa e Este Samba no Escuro.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00