Revolução e a música

AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Com Francisco Fanhais e Manuel Pires da Rocha

Biografias

Francisco Fanhais (Praia do Ribatejo, 1941), depois da passagem pelo Seminário conclui, em 1964 nos Olivais, o Curso de Teologia. Ordenado padre em 1965, será professor no Barreiro. Através da canção denuncia a ditadura e vai estabelecer uma intensa relação pessoal e artística com José Afonso.
Depois da participação no programa de televisão Zip-Zip e de gravar Cantilenas e Canções da Cidade Nova, já sob a mira da PIDE, será proibido, por razões políticas, de lecionar e de cantar.
Parte para o exílio em França, ligando-se à LUAR e dando continuidade à sua atividade como cantor e opositor à ditadura do Estado Novo. Após o 25 de Abril de 1974 regressa a Portugal e embrenha-se na Revolução, participando em inúmeras sessões de canto livre e nas Campanhas de Dinamização Cultural do MFA, nomeadamente na Operação “Maio-Nordeste”.
Cantará em sessões de apoio a lutas populares, a cooperativas agrícolas, comissões de trabalhadores e de moradores e em espetáculos de solidariedade com Timor-Leste, a Frente Polisário, a Nicarágua ou S. Salvador. É atualmente Presidente da direção da Associação José Afonso e continua a cantar.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00