Revolução e cultura
Com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho
Biografias
Sónia Vespeira de Almeida (Lisboa, 1973) é antropóloga e Professora Auxiliar no Departamento de Antropologia – FCSH – Universidade Nova de Lisboa. Investigadora integrada do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e Vice-Presidente desta Unidade de Investigação, obteve o seu doutoramento no ISCTE-IUL (2008) com uma investigação sobre as Campanhas de Dinamização e Ação Cívica do MFA.
Atualmente desenvolve pesquisa sobre práticas artísticas contemporâneas e arquivos etnográficos. Em 2008 foi galardoada com a menção honrosa no âmbito do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea
Mário de Carvalho (Lisboa, 1944) licenciou-se em Direito e viu o serviço militar interrompido pela prisão. Desde muito cedo ligado aos meios da resistência contra o salazarismo, foi condenado a dois anos de cadeia, tendo de se exilar após cumprir a maior parte da pena.
Nas diversas modalidades de Romance, Conto, Crónica e Teatro, foram atribuídos a Mário de Carvalho os prémios literários mais prestigiados (Grandes Prémios de Romance e Novela, Conto e Teatro da APE, o prémio do Pen Clube Português e o prémio internacional Pégaso de Literatura). Em 2020, foi distinguido com o Grande Prémio da Crónica e Dispersos Literários, da APE, pela obra O que Eu Ouvi na Barrica das Maçãs.
Publicou obras como Os Alferes, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto, A Liberdade de Pátio ou Epítome de Pecados e Tentações.

Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt