Revolução e Disputas da Memória

AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

com Paula Godinho e Manuel Loff

Biografias

Paula Godinho (Lisboa, 1960) é Professora no Departamento de Antropologia da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA) e investigadora no Instituto de História Contemporânea. Fundadora da Red(e) Ibero-Americana Resistência e/y Memória e membro do grupo de trabalho CLACSO “Izquierdas: praxis y transformación social” (2019-2022). Autora e coautora de obras como Memórias da Resistência Rural no Sul (Couço, 1958-1962); Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes – Identificações locais, culturas de orla e construção de nações na fronteira entre Portugal e a Galiza; O futuro é para sempre – Experiência, expectativa e práticas possíveis; Gente Comum – Uma história na PIDE, de (com Aurora Rodrigues e António Monteiro Cardoso); Quando a história acelera: resistências e movimentos sociais (com João Carlos Louçã) ou Cambedo da Raia. Solidariedade Galego-Portuguesa Silenciada.

Manuel Loff é Doutor em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu (Florença), Professor Associado no Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Universidade do Porto e investigador do Instituto de História Contemporânea e do Centre d’Estudis sobre Dictadures i Democràcias (CEDID, UAB).
Dedica-se ao estudo do fascismo e do neofascismo, do colonialismo, da resistência e da Revolução portuguesa. Investiga ainda sobre a construção social da memória da opressão ou das experiências da sua superação.
Colonista do jornal Público, é autor de “O nosso século é fascista!” O mundo visto por Salazar e Franco (1936-1945) e coordenador de Ditaduras e Revolução. Democracia e políticas da memória com Filipe Piedade e Luciana Castro Soutelo.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00