Revolução e Disputas da Memória

AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

com Paula Godinho e Manuel Loff

Biografias

Paula Godinho (Lisboa, 1960) é Professora no Departamento de Antropologia da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-NOVA) e investigadora no Instituto de História Contemporânea. Fundadora da Red(e) Ibero-Americana Resistência e/y Memória e membro do grupo de trabalho CLACSO “Izquierdas: praxis y transformación social” (2019-2022). Autora e coautora de obras como Memórias da Resistência Rural no Sul (Couço, 1958-1962); Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes – Identificações locais, culturas de orla e construção de nações na fronteira entre Portugal e a Galiza; O futuro é para sempre – Experiência, expectativa e práticas possíveis; Gente Comum – Uma história na PIDE, de (com Aurora Rodrigues e António Monteiro Cardoso); Quando a história acelera: resistências e movimentos sociais (com João Carlos Louçã) ou Cambedo da Raia. Solidariedade Galego-Portuguesa Silenciada.

Manuel Loff é Doutor em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu (Florença), Professor Associado no Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Universidade do Porto e investigador do Instituto de História Contemporânea e do Centre d’Estudis sobre Dictadures i Democràcias (CEDID, UAB).
Dedica-se ao estudo do fascismo e do neofascismo, do colonialismo, da resistência e da Revolução portuguesa. Investiga ainda sobre a construção social da memória da opressão ou das experiências da sua superação.
Colonista do jornal Público, é autor de “O nosso século é fascista!” O mundo visto por Salazar e Franco (1936-1945) e coordenador de Ditaduras e Revolução. Democracia e políticas da memória com Filipe Piedade e Luciana Castro Soutelo.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00