Revolução e Jornalismo

13 de Fevereiro de 2025 - 18h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o ciclo “E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?”, com a sessão “Revolução e Jornalismo”” com Adelino Gomes e Eugénio Alves.

Adelino Gomes (1944) fez a (improvável) cobertura do dia 25 de Abril de 1974 para a Rádio Renascença, acompanhando os passos do colega de Liceu, Fernando Salgueiro Maia. Esteve ainda presente em momentos-chave do processo revolucionário, acompanhando para a RTP os acontecimentos de 11 de Março de 1975 ou os processos de descolonização e o início das guerras em Timor e Angola. Trabalhou na rádio, na televisão e na imprensa escrita e é autor de vários trabalhos sobre o 25 de Abril e a Revolução.

Eugénio Alves (1945), jornalista desde 1971 e preso pela PIDE/DGS em 1972, foi durante o processo revolucionário de 1974-1975 redator do Diário de Lisboa e editor do República, jornal em que se desenrolou uma das mais importantes lutas políticas de 1975.

Desenvolveu importantes trabalhos na rádio e em vários órgãos de imprensa escrita. Foi vice-presidente do Sindicato de Jornalistas, fundador e presidente do Clube de Jornalistas e professor de História e Jornalismo.

Outros eventos

Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Setembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
24 de Outubro de 2026 - 10h30
Mostra Frei Betto
Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, nasceu em 25 de agosto de 1944, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Frade Dominicano adepto da Teologia da Libertação foi um importante militante na luta contra a ditadura militar e coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero. Em 1957, ingressou na Juventude Estudantil Católica, e, em meados […]
20 de Outubro de 2026 - 16h00
Leia Mulheres sobre Raquel Ochoa
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro A Casa-Comboio de Raquel Ochoa com moderação de Déa Paulino.
18 de Outubro de 2026 - 15h00
Centenário de Maria Ângela Vidal
Uma sessão de homenagem com uma mesa conduzida por Luís Farinha, a apresentação de uma exposição biográfica por Irene Pimentel e a presença de homenagem de Teresa Joaquim.
13 de Outubro de 2026 - 18h00