Revolução e lutas. O mundo do trabalho

19 de Maio de 2022 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Com Joana Dias Pereira e Manuel Candeias.

Biografias

Joana Dias Pereira é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea. Doutorada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas com uma tese subordinada ao tema Produção Social da Solidariedade Operária: o caso de estudo da Península de Setúbal (1890-1930). Atualmente centra a sua investigação na evolução das instituições para a ação coletiva portuguesas no período contemporâneo (séculos XIX e XX).

Manuel Maria Candeias participou desde muito jovem em atividades políticas e culturais, ações de agitação e propaganda, nas lutas pelas oito horas de trabalho e melhores salários, no Alentejo e no concelho de Grândola. Aderiu ao PCP em 1959 e participou em atividades políticas clandestinas até ao ingresso na Força Aérea, em 1960, onde cumpriu o serviço militar. Em 1968 ingressa na TAP, foi ativista da CDE e MDP e em diversas lutas no distrito Setúbal, Lisboa e Vila Franca de Xira.
Em 1969, integra o grupo de ativistas que conquista os sindicatos corporativos e foi eleito para a direção do Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos de Lisboa, que viria a ser destituída por Marcelo Caetano. Participa, com outros dirigentes sindicais, na criação da Intersindical e continua com atividade política clandestina.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
30 de Março de 2024 - 10h30
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória IV
A quarta e última sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "Legal Q.B." e "O longo adeus às armas".
28 de Março de 2024 - 18h00
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória III
A terceira sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "As lutas de um povo" e "Mulheres".
26 de Março de 2024 - 18h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de março à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
23 de Março de 2024 - 10h30