Revolução e lutas. O mundo do trabalho

19 de Maio de 2022 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Com Joana Dias Pereira e Manuel Candeias.

Biografias

Joana Dias Pereira é investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea. Doutorada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas com uma tese subordinada ao tema Produção Social da Solidariedade Operária: o caso de estudo da Península de Setúbal (1890-1930). Atualmente centra a sua investigação na evolução das instituições para a ação coletiva portuguesas no período contemporâneo (séculos XIX e XX).

Manuel Maria Candeias participou desde muito jovem em atividades políticas e culturais, ações de agitação e propaganda, nas lutas pelas oito horas de trabalho e melhores salários, no Alentejo e no concelho de Grândola. Aderiu ao PCP em 1959 e participou em atividades políticas clandestinas até ao ingresso na Força Aérea, em 1960, onde cumpriu o serviço militar. Em 1968 ingressa na TAP, foi ativista da CDE e MDP e em diversas lutas no distrito Setúbal, Lisboa e Vila Franca de Xira.
Em 1969, integra o grupo de ativistas que conquista os sindicatos corporativos e foi eleito para a direção do Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos de Lisboa, que viria a ser destituída por Marcelo Caetano. Participa, com outros dirigentes sindicais, na criação da Intersindical e continua com atividade política clandestina.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00