Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.

10 de Novembro de 2022 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Com Maria Inácia Rezola, Francisco Bairrão Ruivo e Rita Rato

Biografias

Maria Inácia Rezola é doutorada em História pela Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do Instituto de História Contemporânea. É Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL), onde coordena a secção de Ciências Humanas e integra o Conselho Científico do Doutoramento em Ciências da Comunicação (ISCTE-ESCS).
Da sua produção bibliográfica destacam-se os livros Melo Antunes, uma biografia política; 25 de Abril – Mitos de uma Revolução; Os Militares na Revolução de Abril. O Conselho da Revolução e a Transição para a Democracia em Portugal (1974-1976); António de Spínola; O Sindicalismo Católico no Estado Novo; e a coordenação das obras O Longo Curso – estudos em homenagem a José Medeiros Ferreira (com Pedro Aires Oliveira), Democracia, Ditadura, Memória e Justiça Política (com Irene Pimentel). Foi ainda cocoordenadora de Dicionário de História de Portugal – o 25 de Abril e organizadora de Obras escolhidas de José Medeiros Ferreira e Portugal Contemporâneo – História Política e Institucional.

Francisco Bairrão Ruivo (Lisboa, 1981) é investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em História e Doutorado em História Contemporânea pela FCSH/UNL, a sua tese, intitulada Spinolismo: viragem política e Movimentos Sociais, foi galardoada com o Prémio Fundação Mário Soares-EDP 2014 e publicada em 2015 como título Spínola e a Revolução. Do 25 de Abril ao 11 de Março de 1975. Tem participado em vários projetos de investigação, de cinema e televisão, na organização de exposições, em trabalho junto do público escolar, e tem no processo revolucionário português uma das principais áreas de investigação. Desde 2019 que trabalha no Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00