Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.

10 de Novembro de 2022 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Com Maria Inácia Rezola

Biografias

Maria Inácia Rezola é doutorada em História pela Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e investigadora do Instituto de História Contemporânea. É Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL), onde coordena a secção de Ciências Humanas e integra o Conselho Científico do Doutoramento em Ciências da Comunicação (ISCTE-ESCS).
Da sua produção bibliográfica destacam-se os livros Melo Antunes, uma biografia política; 25 de Abril – Mitos de uma Revolução; Os Militares na Revolução de Abril. O Conselho da Revolução e a Transição para a Democracia em Portugal (1974-1976); António de Spínola; O Sindicalismo Católico no Estado Novo; e a coordenação das obras O Longo Curso – estudos em homenagem a José Medeiros Ferreira (com Pedro Aires Oliveira), Democracia, Ditadura, Memória e Justiça Política (com Irene Pimentel). Foi ainda cocoordenadora de Dicionário de História de Portugal – o 25 de Abril e organizadora de Obras escolhidas de José Medeiros Ferreira e Portugal Contemporâneo – História Política e Institucional.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais, inserido na programação paralela da exposição temporária “Adeus Pátria e Família”.
23 de Setembro a 01 de Outubro de 2022
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00