Revolução e violência política – o Verão Quente

AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo

Biografias

Miguel Carvalho (1970) nasceu no Porto, cidade que ama e onde gostaria de viver até ser pó, cinza e nada. É Grande Repórter da revista Visão desde dezembro de 1999. Concluiu o Curso de Radiojornalismo do Centro de Formação de Jornalistas do Porto em 1989. Trabalhou no Diário de Notícias e no semanário O Independente. Venceu o Prémio Orlando Gonçalves (Jornalismo), em 2008 e 2020, e o Grande Prémio Gazeta, do Clube dos Jornalistas, em 2009. É autor de obras como Álvaro Cunhal – Íntimo e Pessoal, Lúcio Feteira – A História Desconhecida, A Última Criada de Salazar, Quando Portugal Ardeu – Histórias e Segredos da Violência Política no Pós-25 de Abril ou Amália – Ditadura e Revolução – A História Secreta.

Francisco Bairrão Ruivo (Lisboa, 1981) é investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em História e Doutorado em História Contemporânea pela FCSH/UNL, a sua tese, intitulada Spinolismo: viragem política e Movimentos Sociais, foi galardoada com o Prémio Fundação Mário Soares-EDP 2014 e publicada em 2015 como título Spínola e a Revolução. Do 25 de Abril ao 11 de Março de 1975. Tem participado em vários projetos de investigação, de cinema e televisão, na organização de exposições, em trabalho junto do público escolar, e tem no processo revolucionário português uma das principais áreas de investigação. Desde 2019 que trabalha no Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00
Digo às companheiras que aqui estão
Uma sessão de cinema com debate a partir do filme brasileiro "Digo às companheiras que aqui estão".
20 de Janeiro de 2023 - 18h00
Visita Orientada por Raquel Freire
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" , Raquel Freire irá realizar uma visita orientada à exposição temporária "Adeus Pátria e Família".
17 de Janeiro de 2023 - 18h00