Revolução, géneros e sexualidade

AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Com Raquel Afonso e Isabel Freire

Biografias

Raquel Afonso é antropóloga, investigadora do IHC-NOVA/IN2PAST e doutoranda em Estudos de Género. Atualmente, trabalha sobre homossexualidade, lesbianismo e resistências nas ditaduras ibéricas do século XX. É autora do livro Homossexualidade e Resistência no Estado Novo e a sua tese de mestrado sobre o tema ganhou a menção honrosa do Prémio Mário Soares 2020.

Ana Isabel Freire é investigadora auxiliar no projeto “Mulheres e Associativismo em Portugal, 1914-1974”, desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e financiado pela FCT. Integra o Conselho Editorial da Imprensa de Ciências Sociais do ICS-ULisboa. Doutorou-se em Sociologia com a tese A Intimidade afetiva e sexual na imprensa em Portugal (1968-1978), pelo ICS-ULisboa (2016). É autora de Sexualidades, Media e Revolução dos Cravos, do ensaio Amor e Sexo no Tempo de Salazar e da coletânea de biografias Fantasias Eróticas – Segredos das Mulheres Portuguesas.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00