Revolução, géneros e sexualidade

AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Com Raquel Afonso e Isabel Freire

Biografias

Raquel Afonso é antropóloga, investigadora do IHC-NOVA/IN2PAST e doutoranda em Estudos de Género. Atualmente, trabalha sobre homossexualidade, lesbianismo e resistências nas ditaduras ibéricas do século XX. É autora do livro Homossexualidade e Resistência no Estado Novo e a sua tese de mestrado sobre o tema ganhou a menção honrosa do Prémio Mário Soares 2020.

Ana Isabel Freire é investigadora auxiliar no projeto “Mulheres e Associativismo em Portugal, 1914-1974”, desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e financiado pela FCT. Integra o Conselho Editorial da Imprensa de Ciências Sociais do ICS-ULisboa. Doutorou-se em Sociologia com a tese A Intimidade afetiva e sexual na imprensa em Portugal (1968-1978), pelo ICS-ULisboa (2016). É autora de Sexualidades, Media e Revolução dos Cravos, do ensaio Amor e Sexo no Tempo de Salazar e da coletânea de biografias Fantasias Eróticas – Segredos das Mulheres Portuguesas.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00