RITA VON HUNTY

13 de Dezembro de 2021 - 18h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Entendimento, resistência e horizonte: uma breve história do capitalismo


“Vivemos um período de acirramento das meta narrativas, a pós modernidade tem sido, como defendiam Zygmunt Bauman e Jean-François Lyotard, um tempo de empobrecimento do diálogo e ascensão de dispositivos antidemocráticos. Com cada vez mais ferramentas para significar nossas experiências, mas menos senso de comunidade encontramos bloqueios em imaginar possíveis futuros; Slavoj Žižek, Frederic Jameson e Mark Fisher parecem estar cada vez mais certos ao defenderem que é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo.
Nesta aula, Rita Von Hunty procura traçar uma linha cronológica para o entendimento das fases e dos dispositivos do capitalismo, bem como seus reflexos em nossas vidas sociais desde a Renascença até a contemporaneidade.
A aula busca expor, problematizar e engajar no debate de conceitos postulados por filósofos, sociólogos, antropólogos e estudiosos de cultura.”

Organização: Hedflow e Revolu
Apoio: Museu do Aljube, Núcleo PT Lisboa

🎟️ O️ evento tem entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Os bilhetes que dão acesso à conversa ficarão disponíveis no próprio dia, a partir das 16h, e podem ser levantados até 2 por pessoa.


📝 Obrigatória a apresentação de certificado digital de vacinação ou recuperação válidos ou certificado de testagem negativo.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Um percurso por Lisboa a lugares emblemáticos de resistência e ocupação das pessoas LGBTQIAP+, durante a ditadura e até aos dias de hoje.
28 de Junho de 2024 - 10h30
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024