RITA VON HUNTY

13 de Dezembro de 2021 - 18h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Entendimento, resistência e horizonte: uma breve história do capitalismo

“Vivemos um período de acirramento das meta narrativas, a pós modernidade tem sido, como defendiam Zygmunt Bauman e Jean-François Lyotard, um tempo de empobrecimento do diálogo e ascensão de dispositivos antidemocráticos. Com cada vez mais ferramentas para significar nossas experiências, mas menos senso de comunidade encontramos bloqueios em imaginar possíveis futuros; Slavoj Žižek, Frederic Jameson e Mark Fisher parecem estar cada vez mais certos ao defenderem que é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo.
Nesta aula, Rita Von Hunty procura traçar uma linha cronológica para o entendimento das fases e dos dispositivos do capitalismo, bem como seus reflexos em nossas vidas sociais desde a Renascença até a contemporaneidade.
A aula busca expor, problematizar e engajar no debate de conceitos postulados por filósofos, sociólogos, antropólogos e estudiosos de cultura.”

Organização: Hedflow e Revolu
Apoio: Museu do Aljube, Núcleo PT Lisboa

🎟️ O️ evento tem entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Os bilhetes que dão acesso à conversa ficarão disponíveis no próprio dia, a partir das 16h, e podem ser levantados até 2 por pessoa.

📝 Obrigatória a apresentação de certificado digital de vacinação ou recuperação válidos ou certificado de testagem negativo.

FILME “Olhares sobre o Racismo”
No dia 21 de março comemoramos o dia internacional contra a discriminação racial com uma sessão de cinema e conversa integrada na programação paralela da exposição ATO (DES)COLONIAL.
21 de Março de 2022 - 18h30
“A Guerra Guardada” – Visita Orientada com Aniceto Afonso
Uma visita à exposição "A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)" com Aniceto Afonso.
16 de Março de 2022 - 16h00
CICLO DE CINEMA | Natal 71 & Deus Não Quis
Dia 25 de fevereiro teremos a segunda sessão do ciclo de cinema integrado na exposição "A Guerra Guardada".
25 de Fevereiro de 2022 - 16h00
Fragmentos do espetáculo Corpo Suspenso, Rita Neves
Inserido na programação paralela da exposição "A Guerra Guardada", recebemos os "Fragmentos do espetáculo Corpo Suspenso" de Rita Neves, seguido de conversa.
19 de Fevereiro de 2022 - 16h00