Campanha de alfabetização. Fonte: Cadernos Alfa, Movimento Alfa, Heska Portuguesa.

Roda de Conversa “Movimento Alfa – Brigadas Estudantis de Trabalho e Alfabetização: 50 Anos.”

18 de Novembro de 2026 - 15h00
Auditório


O Movimento Alfa foi lançado em 1976, nos termos do seu Manifesto, como um movimento unitário e aberto à participação de todos os estudantes que aceitassem o desafio de se lançarem e de aprofundarem a experiência de contacto com a população, no trabalho com o povo e para o povo, na alfabetização e na dinamização cultural.

Passados 50 anos sobre o lançamento da Campanha de Alfabetização dinamizada pelo Movimento, realizada no verão de 1976, em vários distritos do país, o evento, que toma como ponto de partida o conhecimento que tem vindo a ser produzido pelo projeto “Rutura, poder popular e emancipação? A participação dos estudantes universitários nos movimentos de alfabetização (1974-1976)”, propõe uma Roda de Conversa de revisitação de memórias sobre as práticas de alfabetização implementadas no terreno com base na teoria pedagógica de Paulo Freire, os seus objetivos e resultados.

A Roda de Conversa, aberta ao público, contará com a presença de Paulo Areosa Feio (membro da Comissão de Coordenação do Movimento Alfa), João Luís Lisboa (membro das Brigadas Estudantis de Trabalho e Alfabetização), Isabel Cluny  (membro das Brigadas Estudantis de Trabalho e Alfabetização)  e Luísa Tiago de Oliveira (historiadora, professora do ISCTE-IUL e investigadora do  CIES-Centro de Investigação e Estudos em Sociologia, com trabalho sobre os movimentos sociais, o ativismo estudantil em contexto revolucionário e a transição para a democracia).

Outros eventos

Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
21 de Novembro de 2026 - 10h30
“Paz – memórias de lutas e de mulheres comprometidas com sua defesa”
Uma conversa organizada pelo Movimento Democrático de Mulheres.
19 de Novembro de 2026 - 17h30
Lançamento do livro “A las Barricadas” de Maria José Oliveira
A primeira grande investigação transnacional sobre os portugueses que combateram na guerra civil de Espanha e foram vítimas da repressão franquista. Com a presença da autora e de Fernando Rosas.
11 de Novembro de 2026 - 18h00