Sombras Andantes

23 de Setembro a 01 de Outubro de 2022
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais, inserido na programação paralela da exposição temporária “Adeus Pátria e Família”.

É um solo de teatro que mistura o documental com o ficcional sobre as vidas homossexuais que o Estado Novo foi perseguindo, incomodando e castigando ao longo de décadas. Desde as primeiras prisões por delito, à evolução do poder e intensificação da carga policial, até à possível resistência, tentar-se-á conhecer quem foram estes homens e mulheres com vidas escondidas ou duplas, alguns deles com profissões triviais, outros ligados ao espetáculo ou às lutas políticas. Para além de relatos sobre anónimos baseados nos arquivos da Polícia Judiciária, o espectáculo destacará o poeta António Botto e o escândalo da Literatura de Sodoma (que vitimou ainda os escritores Judith Teixeira e Raul Leal), o bailarino encarcerado Valentim de Barros, Júlio Fogaça – dirigente do PCP, ou o médico Egas Moniz que considerou a homossexualidade como doença e contribuiu assim para a criação do estigma e sua validação como crime. Quem foram estes homens e como se construiu um poder repressor que culminou com o Estado Novo? Que histórias não conhecemos?

23 e 30 SET – SEX, 19H [ ESGOTADO]
24 SET e 1 OUT – SÁB, 16H [ ESGOTADO]
29 SET – QUI, 19H [ ESGOTADO]
1 OUT – SÁB, 19H [ ESGOTADO]

NOVA SESSÃO EXTRA:
» 2 OUT – DOM, 16H

Entrada livre. Reservas para: inscricoes@museudoaljube.pt

SOMBRAS ANDANTES

Texto, encenação, interpretação, cenografia, figurinos e realização vídeo: André Murraças
Voz off: Miguel Ponte
Em vídeo: Flávio Gil, Francisco Goulão, Joana Manuel, João Sá Coelho, Miguel Ponte
Vídeo: Três Vinténs
Apoio: Fundação GDA
Fotografia: Alípio Padilha
Agradecimentos: Arquivo da Polícia Judiciária de Lisboa, Cândida Murraças, Fernando Heitor, Fundação Calouste Gulbenkian/Biblioteca de Arte, Joana Matias, João Roque, Museu Dr. Joaquim Manso (Nazaré), Raquel Afonso, Teatro Maria Vitória, Museu Nacional do Teatro e da Dança.
Um espetáculo Um Marido Ideal
Co-produção: Um Marido Ideal/ Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00