© Estelle Valente/Teatro São Luiz

Teatro – Rascunhos: Memórias de uma Falsificadora

26 a 30 de Abril de 2021
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Joaquim Horta adapta ao teatro o livro de Margarida Tengarrinha Memórias de Uma Falsificadora – A Luta na Clandestinidade pela Liberdad em Portugal, que conta como a autora usou a sua habilidade de artista plástica e estudante de Belas Artes ao serviço da falsificação de documentos, garantindo o trabalho dos resistentes à ditadura de Salazar.
A vontade de adaptar Memórias de Uma Falsificadora parte de uma frase escrita por Margarida Tengarrinha no seu livro: “Quando leio relatos de vários camaradas, que já foram publicados, constato que falam de factos políticos importantes, momentos altos e heróicos da luta, mas nunca abordam estas questões do quotidiano que nós, mulheres, vivemos pacientemente. Será que foi menos heróico aquele nosso dia-a-dia desgastante e obscuro?”
É pensando num retrato do quotidiano no período entre 1948 a 1974 que o ator e encenador parte para este novo espetáculo, usando as palavras e ideias de Margarida Tengarrinha.

Ficha Artística
Encenação: Joaquim Horta
Interpretação: Catarina Requeijo
Fotografias: Estelle Valente/Teatro São Luiz

Ciclo de Cinema
A propósito da exposição temporária Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas o Museu do Aljube organiza um ciclo de cinema dedicado à luta e à resistência femininas.
14 de Outubro de 2021 - 19h00
Mulheres da Marinha Grande
Em parceria com o Movimento Democrático das Mulheres (MDM) recebemos mulheres da Marinha Grande resistentes à ditadura para uma conversa sobre as suas memórias de participação nas greves e lutas operárias da indústria vidreira, de repressão e prisão pela PIDE, e de luta pelos direitos das mulheres e pela liberdade.
28 de Setembro de 2021 - 16h30
Visitas orientadas
No dia 25 de Setembro, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade organiza três visitas guiadas destinadas a vários tipos de públicos.
25 de Setembro de 2021 - 10h30
Leituras das Novas Cartas Portuguesas
Pela voz de outras Marias iremos mergulhar nas "Novas Cartas Portuguesas" no âmbito da exposição temporária MULHERES E RESISTÊNCIA - Novas Cartas Portuguesas e outras lutas.
23 de Setembro de 2021 - 19h00