Universidade sem Exames

11 de Outubro de 2024 - 15h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

O grupo Universidade sem Exames resolveu tomar a iniciativa de criar um programa de ensino não académico, inicialmente com filosofia e economia (em Outubro haverá História), no sentido de dar alguns instrumentos de conhecimento e pensamento crítico, necessários a todos nós, neste momento de panorama político tão complexo.
Sabemos que só quem conhece bem uma matéria consegue explicá-la aos outros por palavras simples. Foi o nosso critério de escolha dos professores. Cada um de nós ouve conversas muito “eruditas” e tem vergonha de perguntar. Vamos aprender e deixar de ter vergonha. Esta Universidade é gratuita, aberta a pessoas com vários graus de instrução e de qualquer idade,apelando aos mais jovens para que venham.

17H00 | Representações da mulher na História com Virgínia Batista

Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Próximas datas

Virgínia Batista, professora de História do ensino básico e secundário. Investigadora integrada do HTC- História, Territórios e Comunidades, NOVA FCSH CEF- UC.  Tem-se dedicado a diversos temas no âmbito da História das Mulheres e do Género, procurando dar visibilidade às mulheres na História. 

Outros eventos

Leia Mulheres sobre Irène Nemirovsky
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada a Irène Nemirovsky .
29 de Junho de 2025 - 15h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
28 de Junho de 2025 - 10h30
Inauguração da exposição “O Grito de Abril — Os murais da revolução portuguesa vistos por Adélia da Fonseca-Riès”
A partir das 18h30 decorrerá a apresentação do livro da exposição com Joaquim Pinto da Silva, Adelino Gomes e Philippe Riès.
26 de Junho de 2025 - 18h00
50 anos do Ano Internacional da Mulher — “Igualdade, Desenvolvimento e Paz”
Acolhemos uma conversa organizada pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM).
17 de Junho de 2025 - 18h00