Síntese – Grupo de Música Contemporânea

“Viagem a Portugal” – Concerto por Síntese – Grupo de Música Contemporânea

8 de Novembro de 2025 - 16h00
Auditório

O ciclo “Viagem a Portugal” do Síntese GMC apresenta-se no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade.
Este ciclo de concertos nasceu em 2023, como forma de assinalar o centenário de José Saramago, realizando uma ponte entre música contemporânea e literatura; em 2024 celebrou outro centenário, desta feita do poeta Eugénio de Andrade. Em 2025 a “Viagem a Portugal” com um programa dedicado aos 50 anos do 25 de Abril, com obras dos compositores João Pedro Oliveira, Edward Ayres de Abreu e Ângela da Ponte.

Sobre o Síntese – GMC:

O Síntese – GMC é, actualmente, o grupo de música contemporânea mais activo em Portugal. Desde a sua criação em 2007, o Síntese – GMC fez a estreia de mais de 60 obras, maioritariamente de compositores portugueses, organizou 18 edições do festival de música contemporânea Síntese e já levou a nova música contemporânea a países como França (Estrasburgo), Itália (Milão), República Checa (Olomouc), Espanha (Madrid e Badajoz), Grécia (Tessalónica), Cuba (Havana) e Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Goiânia). Para além de um trabalho regular e inédito de circulação de nova música em território nacional e da sua divulgação internacional, o Síntese tem desenvolvido um trabalho único de aproximação desta música a novos públicos.

O Síntese é composto por sete músicos: Helena Neves, soprano; Carlos Canhoto, saxofone; Gustavo Delgado, I violino; Alfeu Carneiro, II violino; João Mendes, viola d’arco; Rogério Peixinho, violoncelo; Francisco Martins, acordeão. A Direcção artística é de Carlos Canhoto e Gustavo Delgado.

Outros eventos

Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
30 de Maio de 2026 - 10h30
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Maio à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
23 de Maio de 2026 - 10h30
Oficina de retratos – por André Ruivo
Nesta oficina de desenho que tem como ponto de partida o livro RETRATOS vamos fazer Retratos de observação, Auto-retratos e Retratos Imaginários.
10 de Maio de 2026 - 15h00
Visita o Aljube! Com Audiodescrição
A Visita Orientada com audiodescrição de Sofia Gomes à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
9 de Maio de 2026 - 10h30