Visita à exposição “Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste”

8 de Dezembro de 2021 - 11h00
PISO 4 DO MUSEU DO ALJUBE

No dia 8 de dezembro, às 11h, acontecerá uma visita orientada à exposição “Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste – Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola” pela curadora Maria do Carmo Piçarra.

Em abril de 1968, Augusta Conchiglia entrou clandestinamente em Angola para, com Stefano de Stefani, reportar a luta de libertação em curso. Até Setembro, guiados pelos guerrilheiros do MPLA, percorreram centenas de quilómetros nas zonas libertadas.
Esta exposição apresenta imagens do seu primeiro álbum fotográfico e imagens inéditas, recuperadas nos arquivos e ,ainda, a recolha de vários apontamentos sonoros editados no vinil Angola Chiama (1973).

Duração aproximada: 1h
Entrada livre, sujeita a inscrição em: inscricoes@museudoaljube.pt

FILME: “Alcindo” de Miguel Dores
Um filme que integra o ciclo de cinema da programação paralela da exposição ATO (DES)COLONIAL.
26 de Maio de 2022 - 19h00
FILME “Olhares sobre o Racismo”
No dia 21 de março comemoramos o dia internacional contra a discriminação racial com uma sessão de cinema e conversa integrada na programação paralela da exposição ATO (DES)COLONIAL.
21 de Março de 2022 - 18h30
“A Guerra Guardada” – Visita Orientada com Aniceto Afonso
Uma visita à exposição "A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)" com Aniceto Afonso.
16 de Março de 2022 - 16h00
CICLO DE CINEMA | Natal 71 & Deus Não Quis
Dia 25 de fevereiro teremos a segunda sessão do ciclo de cinema integrado na exposição "A Guerra Guardada".
25 de Fevereiro de 2022 - 16h00