Visita à exposição “Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste”

8 de Dezembro de 2021 - 11h00
PISO 4 DO MUSEU DO ALJUBE

No dia 8 de dezembro, às 11h, acontecerá uma visita orientada à exposição “Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste – Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola” pela curadora Maria do Carmo Piçarra.

Em abril de 1968, Augusta Conchiglia entrou clandestinamente em Angola para, com Stefano de Stefani, reportar a luta de libertação em curso. Até Setembro, guiados pelos guerrilheiros do MPLA, percorreram centenas de quilómetros nas zonas libertadas.
Esta exposição apresenta imagens do seu primeiro álbum fotográfico e imagens inéditas, recuperadas nos arquivos e ,ainda, a recolha de vários apontamentos sonoros editados no vinil Angola Chiama (1973).

Duração aproximada: 1h
Entrada livre, sujeita a inscrição em: inscricoes@museudoaljube.pt

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00