Visita o Aljube! Com Audiodescrição

13 de Abril de 2024 - 10h30
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Visita orientada com audiodescrição (AD) à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade dirigida a pessoas cegas e com baixa visão.

Cada visita é apresentada por duas pessoas, uma audiodescritora e uma mediadora, que irão apresentar diferentes peças e espaços do museu com vista a uma maior acessibilidade por parte da pessoa com deficiência visual.

A exposição de longa duração do Museu apresenta aos visitantes no piso -1 uma mostra arqueológica com vestígios encontrados aqui. No piso 0, o memorial de homenagem aos presos políticos, a história do edifício e a exposição temporária “25 de Abril SEMPRE!”. No piso 1, a caracterização do regime ditatorial português (1926-1974), os seus meios de repressão e opressão (a Censura, as polícias e os tribunais políticos).
No piso 2, a resistência das oposições (semi-legais e clandestinas), a prisão, a tortura, os curros de isolamento.
No piso 3, a luta anticolonial e os movimentos independentistas de libertação, o derrube da ditadura e o 25 de Abril de 1974.

Duração aproximada: 1h30
Realizada com audiodescrição.
Entrada livre, sujeita a inscrição em: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

Roda de Conversa “Movimento Alfa – Brigadas Estudantis de Trabalho e Alfabetização: 50 Anos.”
A Roda de Conversa, aberta ao público, contará com a presença de membros da Comissão de Coordenação do Movimento Alfa e de estudantes-alfabetizadores que participaram na Campanha de Alfabetização.
18 de Novembro de 2026 - 15h00
“As revoltas contra a Ditadura Militar e o Tarrafal de São Nicolau”
Primeira conversa do ciclo “1926-1936. A Coragem de Resistir”. Com José Cabral (investigador) e Jacinto Godinho (jornalista) .
29 de Outubro de 2026 - 18h00
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Outubro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
24 de Outubro de 2026 - 10h30
Mostra de Cinema Frei Betto
Frade Dominicano adepto da Teologia da Libertação foi um importante militante na luta contra a ditadura militar e coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.
20 de Outubro de 2026 - 16h00