Visita Orientada à exposição “Adeus Pátria e Família” pelas curadoras

13 de Setembro de 2022 - 18h00
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

“Neste ano em que celebramos, pela primeira vez na nossa história, mais dias vividos em liberdade do que em ditadura, celebramos também os 40 anos da descriminalização da homossexualidade e quatro anos desde a consagração legal da autodeterminação de género. Estes avanços são inseparáveis de décadas de resistência, coragem, mobilização, solidariedade e enfrentamento do medo.” Rita Rato e Joana Alves

Dia 13 de Setembro, Rita Rato e Joana Alves, curadoras da exposição temporária “Adeus Pátria e Família” orientam uma visita pela exposição que aborda as dinâmicas e tensões entre a repressão e as resistências de diversidade sexual e de género durante a ditadura e após a Revolução.

Participação livre sujeita inscrição para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

Leia Mulheres sobre Yoko Ogawa
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro "A Polícia da Memória" de Yoko Ogawa, com moderação de Déa Paulino.
14 de Dezembro de 2025 - 15h00
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
29 de Novembro de 2025 - 10h30
Encerramento do projecto “Arquitectas da Liberdade”
Com mesa-redonda e concerto de Fio à Meada.
22 de Novembro de 2025 - 15h00
Apresentação do livro “Anos de Brasa – contos e outros escritos”
Apresentação do livro “Anos de Brasa – Contos e outros escritos”, da autoria de Luís Farinha, com a presença do autor. A sessão contará com apresentação de Mário Furtado.
19 de Novembro de 2025 - 18h00