VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO

8 de Novembro de 2022 - 18h00
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Quando começámos o projecto para a exposição “Adeus Pátria e Família”, o primeiro tema a ser lançado na mesa de trabalho foi o da relação complexa entre a opacidade e a visibilidade da comunidade LGBT na sociedade portuguesa. Ao iniciar o projecto e ao abordar os conteúdos, retivemos a opacidade desta comunidade sob o Estado Novo, e os modos de sobrevivência da mesma em face de políticas ditatoriais repressivas, e, por outro, um lento caminho para uma consagração jurídica das relações entre pessoas do mesmo sexo. A exposição materializa-se assim com um material que deixa ver o outro, parcialmente, sem o revelar ou representar completamente. Desenha-se uma visibilidade feita de invisibilidade.”

Ricardo Carvalho, em TRABALHAR NA (IN)VISIBILIDADE

Dia 8 de novembro, o arquiteto Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição “Adeus Pátria e Família”.

Participação livre sujeita inscrição para: inscricoes@museudoaljube.pt

Ricardo Carvalho é arquitecto (FA UTL 1995), professor universitário e fundador do atelier Ricardo Carvalho Arquitectos & Associados. É doutorado pelo Instituto Superior Técnico (IST UL 2012) e professor do Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, e o seu actual director. Foi professor convidado em universidades na Alemanha, Espanha, Itália e Canadá e conferencista em várias instituições. O seu trabalho foi exposto no Royal Institute of British Architects, Londres e na Bienal de Arquitectura de Veneza, entre outros. Ricardo Carvalho foi nomeado para o Prémio de Arquitectura da União Europeia Mies van der Rohe em 2015 e 2022 e para o Swiss Architectural Prize em 2020.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Um percurso por Lisboa a lugares emblemáticos de resistência e ocupação das pessoas LGBTQIAP+, durante a ditadura e até aos dias de hoje.
28 de Junho de 2024 - 10h30
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024