VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO

8 de Novembro de 2022 - 18h00
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Quando começámos o projecto para a exposição “Adeus Pátria e Família”, o primeiro tema a ser lançado na mesa de trabalho foi o da relação complexa entre a opacidade e a visibilidade da comunidade LGBT na sociedade portuguesa. Ao iniciar o projecto e ao abordar os conteúdos, retivemos a opacidade desta comunidade sob o Estado Novo, e os modos de sobrevivência da mesma em face de políticas ditatoriais repressivas, e, por outro, um lento caminho para uma consagração jurídica das relações entre pessoas do mesmo sexo. A exposição materializa-se assim com um material que deixa ver o outro, parcialmente, sem o revelar ou representar completamente. Desenha-se uma visibilidade feita de invisibilidade.”

Ricardo Carvalho, em TRABALHAR NA (IN)VISIBILIDADE

Dia 8 de novembro, o arquiteto Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição “Adeus Pátria e Família”.

Participação livre sujeita inscrição para: inscricoes@museudoaljube.pt

Ricardo Carvalho é arquitecto (FA UTL 1995), professor universitário e fundador do atelier Ricardo Carvalho Arquitectos & Associados. É doutorado pelo Instituto Superior Técnico (IST UL 2012) e professor do Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, e o seu actual director. Foi professor convidado em universidades na Alemanha, Espanha, Itália e Canadá e conferencista em várias instituições. O seu trabalho foi exposto no Royal Institute of British Architects, Londres e na Bienal de Arquitectura de Veneza, entre outros. Ricardo Carvalho foi nomeado para o Prémio de Arquitectura da União Europeia Mies van der Rohe em 2015 e 2022 e para o Swiss Architectural Prize em 2020.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
DUAS PEÇAS EM ESTADO NOVO inclui Uma Reputação, da autoria da dramaturga britânica Susannah Finzi, seguida de Partida ou a Mulher sem Medo, de Armando Nascimento Rosa.
18 a 20 de Outubro de 2024
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de setembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
28 de Setembro de 2024 - 10h30
Inauguração da exposição “POMAR – Ó Liberdade chamei-te”
Uma co-produção Museu do Aljube Resistência e Liberdade e o Atelier-Museu Júlio Pomar.
25 de Setembro de 2024 - 16h00
Leia Mulheres sobre Tânia Ganho
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada à autora Tânia Ganho.
22 de Setembro de 2024 - 15h00