VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO

8 de Novembro de 2022 - 18h00
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Quando começámos o projecto para a exposição “Adeus Pátria e Família”, o primeiro tema a ser lançado na mesa de trabalho foi o da relação complexa entre a opacidade e a visibilidade da comunidade LGBT na sociedade portuguesa. Ao iniciar o projecto e ao abordar os conteúdos, retivemos a opacidade desta comunidade sob o Estado Novo, e os modos de sobrevivência da mesma em face de políticas ditatoriais repressivas, e, por outro, um lento caminho para uma consagração jurídica das relações entre pessoas do mesmo sexo. A exposição materializa-se assim com um material que deixa ver o outro, parcialmente, sem o revelar ou representar completamente. Desenha-se uma visibilidade feita de invisibilidade.”

Ricardo Carvalho, em TRABALHAR NA (IN)VISIBILIDADE

Dia 8 de novembro, o arquiteto Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição “Adeus Pátria e Família”.

Participação livre sujeita inscrição para: inscricoes@museudoaljube.pt

Ricardo Carvalho é arquitecto (FA UTL 1995), professor universitário e fundador do atelier Ricardo Carvalho Arquitectos & Associados. É doutorado pelo Instituto Superior Técnico (IST UL 2012) e professor do Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, e o seu actual director. Foi professor convidado em universidades na Alemanha, Espanha, Itália e Canadá e conferencista em várias instituições. O seu trabalho foi exposto no Royal Institute of British Architects, Londres e na Bienal de Arquitectura de Veneza, entre outros. Ricardo Carvalho foi nomeado para o Prémio de Arquitectura da União Europeia Mies van der Rohe em 2015 e 2022 e para o Swiss Architectural Prize em 2020.

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00