CINEDEBATE: “Enfermeiras no Estado Novo”

27 de Setembro de 2022 - 16h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Um sessão organizada pela Direção Regional de Lisboa do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, com a exibição do filme “Enfermeiras no Estado Novo” com a presença da realizadora Susana Sousa Dias e um espaço de debate.

“A história da luta das enfermeiras está intimamente ligada à luta das mulheres por direitos elementares e ficou marcada pela resistência e coragem. Como exemplo temos a conquista do direito ao casamento no início dos anos 60, após anos de resistência, prisões, despedimentos, vida afetiva clandestina e de impedimento legal da maternidade. Isaura Assunção da Silva (Borges Coelho) foi o símbolo desta luta. Esteve presa durante quatro anos por ter exigido condições mínimas para o trabalho nos hospitais, por ter protestado contra o facto de as enfermeiras não poderem casar, por pertencer ao Movimento da Unidade Democrática (MUD) juvenil. Com esta ação esperamos dotar as novas gerações de consciência, através do conhecimento da história da enfermagem e do combate antifascista, da importância da participação nas lutas pela conquista ou defesa de direitos.”

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Enfermeiras no Estado Novo
Susana de Sousa Dias · 2000 · Portugal · 50 min

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00