Mulheres e Resistência

25 de Novembro de 2021 - 19h00
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Entrada livre, sujeita a inscrição em: inscricoes@museudoaljube.pt

No dia 25 de novembro, terminamos o Ciclo de Cinema “Mulheres e Resistência” que fez parte da programação paralela à exposição temporária “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”.
Nesta última sessão iremos exibir o documentário que faz parte da exposição, montado por Sofia Gomes, a partir das recolhas de testemunhos que o Museu do Aljube Resistência e Liberdade tem vindo a realizar desde 2015.
Deste documentário fazem parte os testemunhos de Faustina Barradas, Mariana Rafael, Margarida Tengarrinha, Helena Neves, Conceição Matos, Helena Pato, Aurora Rodrigues, Diana Andringa, Isabel do Carmo, Luiza Sarsfield Cabral, Manuela Bernardino, Maria Machado, Sara Amâncio, Hermínia Vicente, Maria Lourença Cabecinha e Eulália Miranda. Memórias e experiências de resistência à ditadura, e da luta pelos direitos das mulheres, ainda tão necessária e atual nos dias de hoje.

Vídeo

Conversa conduzida por: Ana Aranha
Filmado por: Garden Films
Edição: Sofia Gomes

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00