Zeferino Coelho
Nome: Zeferino Coelho
Data de Recolha: 04.11.2020
Biografia
Zeferino Coelho nasceu em 1945 em Paredes. Em 1962, no rescaldo da crise académica, entra para a Faculdade de Letras da Universidade do Porto onde completará o curso de Filosofia. São anos decisivos na sua formação política, cruzando-se com estudantes politizados e que haviam passado pelas cadeias da PIDE e pessoas como Edgar Correia, Albano Nunes, Óscar Lopes ou César Oliveira. Em 1963, juntamente com Vitor Branco e outros ativistas, é um dos fundadores da UNICEP, cooperativa livreira de estudantes do Porto. Entra para o Partido Comunista Português (PCP) em 1964 e estabelece ligações com outros setores da oposição. Foi candidato nas listas da Comissão Democrática Eleitoral (CDE) às eleições de 1969 pelo círculo do Porto. Em 1971 é chamado para o serviço militar. Carlos Costa, que dirigia a Organização Regional do Norte, propõe-lhe a passagem à clandestinidade. Por indicação do PCP, não comparecerá à apresentação para o serviço militar no início de 1972. Depois de um tempo escondido, abandona Portugal por Vilar Formoso com o apoio de um passador. Instala-se em Bucareste, na Roménia, com a mulher, para trabalhar na Rádio Portugal Livre.
Regressa a Portugal em outubro de 1974. Por ser refratário, cumpre o serviço militar, nos Serviços Psicotécnicos do Exército, em Lisboa. Neste período reencontra vários camaradas que trabalhavam no Avante! e na recém-criada Editorial Caminho, para onde vai trabalhar. Iniciava-se uma carreira notável como editor.
Palavras – Chave: Estudantes, Família, CDE, PCP, Eleições de 1969, Guerra Colonial, Rádio Portugal Livre, Clandestinidade, 25 de Abril.