Acolhimento: SESSÃO 3 | Ciclo de Cinema “Escrever a liberdade”

4 de Novembro de 2023 - 15h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“É com grande felicidade que o projeto Aos Cuidados, apresenta o ciclo de cinema Escrever a Liberdade, que acontecerá dentro do Museu do Aljube, em ocasião do lançamento do segundo número da revista homônima ao projeto.
A partir do tema da relação entre a saúde e o trabalho e as suas complexas intersecções, procuramos perceber o cinema enquanto ferramenta de reflexão. Assim como as publicações, o cinema utiliza (maioritariamente) a linguagem para estabelecer vínculos com o público e criar diálogos. Ao aproximarmos as escritas compiladas em forma de livros à escrita do cinema, percebemos em ambos um caminho para criar experiências coletivas de auto-expressão, reflexão e debate.
Como todos os processos iniciados pelo nosso projeto têm como premissa a criação coletiva, cada sessão do ciclo terá uma curadora convidada que irá, a partir do seu próprio trabalho, propor uma nova perspetiva para olharmos para a relação entre a saúde e o trabalho em nossas sociedades. Serão três sessões, todas com espaço para conversa após a exibição dos filmes. “

SESSÃO 3
SÁB, 4 NOV – 15H30
Curadoria da Sessão: Paula Ferreira

ESPERO TUA (RE)VOLTA
Eliza Capai
2019 / 1h 33min

Sinopse: Quando a crise se aprofundou no Brasil, os estudantes saíram às ruas e ocuparam escolas protestando por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva. Espero Tua (Re)volta acompanha as lutas estudantis desde as marchas de 2013 até a vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Inspirada pela linguagem do próprio movimento, o filme é conduzido pela locução de três estudantes, representantes de eixos centrais da luta, que disputam a narrativa, explicitando conflitos do movimento e evidenciando sua complexidade.

Produção: Paula Ferreira, Laura Gama Martins

Acolhimento: Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Leia Mulheres sobre Tatiana Salem Levy
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada à autora Tatiana Salem Levy.
21 de Julho de 2024 - 15h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Um percurso por Lisboa a lugares emblemáticos de resistência e ocupação das pessoas LGBTQIAP+, durante a ditadura e até aos dias de hoje.
19 de Julho de 2024 - 10h30