Apresentação do livro “Exílios sem Fronteiras – Percursos e memórias de exilados militantes”

8 de Junho de 2022 - 15h00

No dia 8 de junho acolhemos a apresentação do livro “Exílios sem Fronteiras – Percursos e memórias de exilados militantes”.

Um livro sobre o exílio, a deserção, a militância política nos anos 60 e 70 realizado em coautoria por 19 autores e autoras e com ilustrações oriundas de diversas fontes, desde logo fotógrafos internacionais e nacionais como é o caso de Sebastião Salgado, de Gérald Bloncourt, de Rémi Gruber e de José Martins e ainda pintores e desenhadores como a pintora Isabel Lhano e António Couvinha.

PROGRAMA

15H | Encontro-Oficina de autores e narradores “Como escrever sobre as memórias?” Clube de Autores Exílios

• 16H30 | Exposição e apresentação sumária de livros com destaque para os que os tratam do exílio, da deserção contra a Guerra Colonial e da oposição ao regime salazarista.

• 17H30 | Apresentação do Livro por autores – Debate

• 19H30 | Encerramento

*Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00