Apresentação do livro “Exílios sem Fronteiras – Percursos e memórias de exilados militantes”

8 de Junho de 2022 - 15h00

No dia 8 de junho acolhemos a apresentação do livro “Exílios sem Fronteiras – Percursos e memórias de exilados militantes”.

Um livro sobre o exílio, a deserção, a militância política nos anos 60 e 70 realizado em coautoria por 19 autores e autoras e com ilustrações oriundas de diversas fontes, desde logo fotógrafos internacionais e nacionais como é o caso de Sebastião Salgado, de Gérald Bloncourt, de Rémi Gruber e de José Martins e ainda pintores e desenhadores como a pintora Isabel Lhano e António Couvinha.

PROGRAMA

15H | Encontro-Oficina de autores e narradores “Como escrever sobre as memórias?” Clube de Autores Exílios

• 16H30 | Exposição e apresentação sumária de livros com destaque para os que os tratam do exílio, da deserção contra a Guerra Colonial e da oposição ao regime salazarista.

• 17H30 | Apresentação do Livro por autores – Debate

• 19H30 | Encerramento

*Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00