CINEMA “UMA OUTRA HISTÓRIA”

25 de Junho de 2022 - 16h00
Museu do Aljube

No dia 25 de junho, às 16h, acolhemos “UMA OUTRA HISTÓRIA – Cinco filmes sobre o trabalho feminino no Brasil”.

“Destacando as contribuições essenciais das realizadoras de cinema para a forma documental no Brasil, estas curtas abordam lutas de trabalho feminino, fundamentais em espaços muito diversos, como dos bordéis da Boca do Lixo de São Paulo, para os mercados têxteis de Santa Cruz do Capibaribe, na região Nordeste do Brasil.”

O bilhete tem o valor de 5€ e donativos livres poderão ser feitos a partir deste valor. Todo o lucro será entregue ao projecto 𝑨𝒏𝒐𝒕𝒉𝒆𝒓𝑮𝒂𝒛𝒆 𝑨𝒏𝒐𝒕𝒉𝒆𝒓 𝑺𝒄𝒓𝒆𝒆𝒏, que, em conjunto com a 𝑪𝒊𝒏𝒆𝒍𝒊𝒎𝒊𝒕𝒆, reencaminhará as doações para o restauro destes filmes e para associações de mulheres brasileiras migrantes.

O 𝑨𝒏𝒐𝒕𝒉𝒆𝒓 𝑮𝒂𝒛𝒆 é um jornal feminista de crítica de cinema, que possui uma plataforma de streaming online, o 𝑨𝒏𝒐𝒕𝒉𝒆𝒓𝑺𝒄𝒓𝒆𝒆𝒏

A 𝑪𝒊𝒏𝒆𝒍𝒊𝒎𝒊𝒕𝒆 é uma organização de artes visuais sem fins lucrativos, com sede em Nova Iorque, dedicada a exibir, distribuir e restaurar repertório do cinema brasileiro.

Mais informações sobre a sessão aqui.

Outros eventos

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00