CINEMA “UMA OUTRA HISTÓRIA”

25 de Junho de 2022 - 16h00
Museu do Aljube

No dia 25 de junho, às 16h, acolhemos “UMA OUTRA HISTÓRIA – Cinco filmes sobre o trabalho feminino no Brasil”.

“Destacando as contribuições essenciais das realizadoras de cinema para a forma documental no Brasil, estas curtas abordam lutas de trabalho feminino, fundamentais em espaços muito diversos, como dos bordéis da Boca do Lixo de São Paulo, para os mercados têxteis de Santa Cruz do Capibaribe, na região Nordeste do Brasil.”

O bilhete tem o valor de 5€ e donativos livres poderão ser feitos a partir deste valor. Todo o lucro será entregue ao projecto 𝑨𝒏𝒐𝒕𝒉𝒆𝒓𝑮𝒂𝒛𝒆 𝑨𝒏𝒐𝒕𝒉𝒆𝒓 𝑺𝒄𝒓𝒆𝒆𝒏, que, em conjunto com a 𝑪𝒊𝒏𝒆𝒍𝒊𝒎𝒊𝒕𝒆, reencaminhará as doações para o restauro destes filmes e para associações de mulheres brasileiras migrantes.

O 𝑨𝒏𝒐𝒕𝒉𝒆𝒓 𝑮𝒂𝒛𝒆 é um jornal feminista de crítica de cinema, que possui uma plataforma de streaming online, o 𝑨𝒏𝒐𝒕𝒉𝒆𝒓𝑺𝒄𝒓𝒆𝒆𝒏

A 𝑪𝒊𝒏𝒆𝒍𝒊𝒎𝒊𝒕𝒆 é uma organização de artes visuais sem fins lucrativos, com sede em Nova Iorque, dedicada a exibir, distribuir e restaurar repertório do cinema brasileiro.

Mais informações sobre a sessão aqui.

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00