Escavação, de Sofia Ó

Open House Lisboa 2018
Museu do Aljube na Trienal de Arquitectura de Lisboa
22 e 23 de setembro

pó e areia a cair na boca, nos olhos. um corpo vivo que insiste em permanecer. silencioso. inquieto. o que se despercebe? o que sedimenta? o que este corpo escuta e actualiza em dança nesta prisão que é agora museu?

escavação
é uma instalação em dança a decorrer na passagem entre o piso 0 e a cave do museu do aljube. investigação em curso, apoiada pelo centro nacional de cultura (bolsa jovem criador 2018).

sofia ó é investigadora em estágio de criação no c.e.m – centro em movimento. bailarina e antropóloga, autora de teatro de dança galpão: experimentações em dança e práticas de resistência durante a ditadura civil militar no brasil (ed. prismas, 2016).

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
30 de Março de 2024 - 10h30
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória IV
A quarta e última sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "Legal Q.B." e "O longo adeus às armas".
28 de Março de 2024 - 18h00
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória III
A terceira sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "As lutas de um povo" e "Mulheres".
26 de Março de 2024 - 18h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de março à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
23 de Março de 2024 - 10h30