"Conceição Matos: Coragem Hoje, Abraços Amanhã", dos realizadores Edgar Feldman e Paulo Guerra,

Filme “Conceição Matos: Coragem Hoje, Abraços Amanhã”

25 de Maio de 2023 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“Conceição Matos: Coragem Hoje, Abraços Amanhã”, dos realizadores Edgar Feldman e Paulo Guerra, que será exibido no dia 25 de maio, às 18h00 no Museu do Aljube Resistência e Liberdade.

Sinopse

“Conceição Matos sofreu das piores humilhações infligidas a mulheres presas, foi espancada, sovada durante vários dias, despojada das suas roupas, obrigada a urinar e a defecar numa sala de interrogatório e a limpar a sujidade com aquilo que trazia vestido.
Este filme relatado na primeira pessoa, narra como foram estes tempos de prisão e ainda o julgamento dos seus torturadores após o 25 de Abril de 1974.”

🕐 Duração: 54 min.
🎥 Nápoles Produções

Evento com entrada livre. Sujeita à lotação da sala.

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
II Congresso de História Pública em Portugal
O objetivo do II Congresso de História Pública em Portugal: Usos do Passado nos 50 Anos da Revolução dos Cravos é analisar a evolução dos usos do passado desde 1974, destacando o que se oculta e desoculta na esfera pública.
6 a 7 de Junho de 2024
Universidade sem Exames
O grupo Universidade sem Exames resolveu tomar a iniciativa de criar um programa de ensino não académico, inicialmente com filosofia e economia (em Outubro haverá História), no sentido de dar alguns instrumentos de conhecimento e pensamento crítico, necessários a todos nós, neste momento de panorama político tão complexo.
31 de Maio de 2024 - 15h00