Inauguração Exposição Temporária – Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas

6 de Maio de 2021 - 12h00
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Um livro por 3 mulheres, decidido em maio de 1971 e publicado um ano depois, com a primeira edição recolhida e destruída pela Censura três dias após o seu lançamento.  

Nos 50 anos da escrita das Novas Cartas Portuguesas que dera origem ao processo das Três Marias revisitamos a atualidade da luta das mulheres pelos seus direitos. 

A partir de 6 de maio e até dezembro de 2021, com esta exposição, exploramos uma vasta programação paralela que pretende ligar múltiplas perspetivas sobre a luta pela igualdade e pela liberdade, o tanto que já foi feito e o muito que continua por fazer. Sessões de conversa, cinedebates, teatro, música, itinerários, visitas e muito mais. 

Outros eventos

Inauguração Exposição Temporária – Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste – Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola
Com curadoria de Maria do Carmo Piçarra e José da Costa Ramos, Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste - Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola apresenta imagens do primeiro álbum fotográfico da autoria de alguém exterior às lutas de libertação africanas e imagens inéditas, recuperadas nos arquivos da autora.
22 de Julho de 2021 - 12h00
Visita Orientada à Exposição Temporária Mulheres e Resistência – “Novas Cartas Portuguesas” e outras lutas
Dia 21 de julho, às 16h30 e às 18h30 duas visitas orientadas com as curadoras Rita Rato e Joana Alves | Entrada Gratuita | Inscrição para inscricoes@museudoaljube.pt
21 de Julho de 2021 - 16h30
Apresentação do Livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”
Inscrição obrigatória: inscricoes@museudoaljube.pt | Sujeita a lotação
20 de Julho de 2021 - 18h30
Visita Orientada Mensal
Inscrições para o e-mail: inscricoes@museudoaljube.pt | Duração: 60 min | Inscrição gratuita
17 de Julho de 2021 - 15h00