Itinerário “Adeus Pátria e Família”

Data a definir
LISBOA

No âmbito do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, e a partir da exposição temporária ADEUS PÁTRIA E FAMÍLIA, orientamos um percurso por Lisboa abordando as dinâmicas e tensões entre a repressão e as resistências de diversidade sexual e de género durante a ditadura e após a Revolução, até aos dias de hoje.
Este percurso tenta compreender como essa tensão condicionou a vida quotidiana e perpetuou práticas e discursos opressivos e discriminatórios, marcando a sociedade portuguesa até à atualidade.
Convida-se à reflexão sobre as construções, desconstruções e reconstruções do conceito de género e o caminho ainda, e sempre, necessário para construir uma sociedade democrática.

Duração aproximada : 2h
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Junho à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
13 de Junho de 2026 - 10h30
Itinerário “28 de Maio de 1926 – 100 depois” – LISBOA DAS REVOLUÇÕES
Itinerário "Lisboa das Revoluções" , orientado por Luís Farinha e Sofia Lisboa, em parceria com o Grupo de Amigos do Museu de Peniche.
30 de Maio de 2026 - 14h30
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
30 de Maio de 2026 - 10h30
Mesa-Redonda: Arquivo de História Oral da Resistência e da Militância
O objetivo é discutir as potencialidades historiográficas, da criação de um arquivo de história oral com testemunhos da resistência antifascista.
29 de Maio de 2026 - 17h00