Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”

22 de Novembro de 2022 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.

A obra aborda décadas da história e memória política brasileira, por meio do cinema e do diversificado olhar de dez cineastas brasileiras, que entre 2011 e 2019, realizaram dez filmes políticos sobre a ditadura civil-militar e o autoritarismo dos anos recentes no Brasil, documentais e ficcionais.

São elas: Isa Grinspum Ferraz/Marighella(2011);Tata Amaral/Hoje(2013);Emília Silveira/Setenta (2013); Maria Clara Escobar/Os dias com ele(2014);Anita Leandro/Retratos de identificação(2014); Beth Formaggini/Pastor Cláudio(2018);Susanna Lira/Torre das donzelas(2018);Maria Augusta Ramos/O processo(2018);Flávia Castro/Deslembro(2019); e Petra Costa/Democracia em vertigem(2019).

Os filmes e as entrevistas nos transportam ao histórico passado ditatorial colocado em relação ao autoritarismo do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.

Um livro feito inteiramente por mulheres.

Lídia Mello é brasileira, migrante, Pós-doutorada em Estudos Fílmicos-Universidade de Coimbra (2021) e Doutorada em Artes/Cinema-Escola de Belas Artes-UFMG/Brasil. Há cerca de 15 anos trabalha em diversas funções no cinema, como programadora, investigadora, curadora e júri de festivais de cinema e cineclubes, crítica, palestrante e professora; dentre outras. Autora do livro Do cinema de Béla Tarr (2019).

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30