Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”

22 de Novembro de 2022 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.

A obra aborda décadas da história e memória política brasileira, por meio do cinema e do diversificado olhar de dez cineastas brasileiras, que entre 2011 e 2019, realizaram dez filmes políticos sobre a ditadura civil-militar e o autoritarismo dos anos recentes no Brasil, documentais e ficcionais.

São elas: Isa Grinspum Ferraz/Marighella(2011);Tata Amaral/Hoje(2013);Emília Silveira/Setenta (2013); Maria Clara Escobar/Os dias com ele(2014);Anita Leandro/Retratos de identificação(2014); Beth Formaggini/Pastor Cláudio(2018);Susanna Lira/Torre das donzelas(2018);Maria Augusta Ramos/O processo(2018);Flávia Castro/Deslembro(2019); e Petra Costa/Democracia em vertigem(2019).

Os filmes e as entrevistas nos transportam ao histórico passado ditatorial colocado em relação ao autoritarismo do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.

Um livro feito inteiramente por mulheres.

Lídia Mello é brasileira, migrante, Pós-doutorada em Estudos Fílmicos-Universidade de Coimbra (2021) e Doutorada em Artes/Cinema-Escola de Belas Artes-UFMG/Brasil. Há cerca de 15 anos trabalha em diversas funções no cinema, como programadora, investigadora, curadora e júri de festivais de cinema e cineclubes, crítica, palestrante e professora; dentre outras. Autora do livro Do cinema de Béla Tarr (2019).

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
19 de Setembro de 2026 - 10h30
Leia Mulheres sobre Anna Kavan
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro "Gelo" de Anna Kavan com moderação de Déa Paulino.
23 de Agosto de 2026 - 15h00
A BEM DA NAÇÃO: UM FILME EM CONSTRUÇÃO
50 anos após a Revolução dos Cravos, A BEM DA NAÇÃO retorna à memória deste período telúrico e insurrecional, a partir das vozes dos operacionais da LUAR (Liga de Unidade e Ação Revolucionária), ARA (Ação Revolucionária Armada) e BR (Brigadas Revolucionárias).
28 de Julho de 2026 - 18h00
Leia Mulheres sobre Victoria Kielland
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro “Os Meus Homens” de Victoria Kielland com moderação de Déa Paulino.
19 de Julho de 2026 - 15h00