O ESTADO DO RACISMO EM PORTUGAL RACISMO ANTINEGRO E ANTICIGANISMO NO DIREITO E NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Lançamento do livro “O Estado do Racismo em Portugal”

18 de Novembro de 2021 - 18h30

Dia 18 de Novembro acolhemos o lançamento do livro “Estado do Racismo em Portugal: Racismo Antinegro e Anticiganismo no Direito e nas Políticas Públicas”.

O Estado do Racismo em Portugal pretende contribuir para a descodificação do racismo institucional, identificando e analisando as práticas rotineiras que promovem a ordem racial antinegra e anticigana em diversos contextos da sociedade portuguesa: na implementação da legislação de combate à discriminação e ao ódio racial, nas políticas de segurança e policiamento, nos dispositivos de protecção das «crianças em risco», nos órgãos de comunicação social e nas respostas à precariedade e à segregação residencial. Os textos procuram debater horizontes políticos anti‑racistas e libertadores.”

ORGANIZAÇÃO: Silvia Rodríguez Maeso
PREFÁCIO: Thula Pires
TEXTOS DE: Ana Rita Alves, Anabela Rodrigues, Beatriz Gomes Dias, Bruno Muniz, Cayetano Fernández, Cristina Roldão, Danielle Araújo, Emanuel Carlos aka Anpu Kalunga, Geovanny Ibraim Rosa Djanco, Luana Xavier Pinto Coelho, Mamadou Ba, Mano Pako, Pedro Almeida, Pedro Varela, Piménio Ferreira, Sara Fernandes, Sebijan Fejzula, Silvia Rodríguez Maeso, Thula Pires

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00