O ESTADO DO RACISMO EM PORTUGAL RACISMO ANTINEGRO E ANTICIGANISMO NO DIREITO E NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Lançamento do livro “O Estado do Racismo em Portugal”

18 de Novembro de 2021 - 18h30

Dia 18 de Novembro acolhemos o lançamento do livro “Estado do Racismo em Portugal: Racismo Antinegro e Anticiganismo no Direito e nas Políticas Públicas”.

O Estado do Racismo em Portugal pretende contribuir para a descodificação do racismo institucional, identificando e analisando as práticas rotineiras que promovem a ordem racial antinegra e anticigana em diversos contextos da sociedade portuguesa: na implementação da legislação de combate à discriminação e ao ódio racial, nas políticas de segurança e policiamento, nos dispositivos de protecção das «crianças em risco», nos órgãos de comunicação social e nas respostas à precariedade e à segregação residencial. Os textos procuram debater horizontes políticos anti‑racistas e libertadores.”

ORGANIZAÇÃO: Silvia Rodríguez Maeso
PREFÁCIO: Thula Pires
TEXTOS DE: Ana Rita Alves, Anabela Rodrigues, Beatriz Gomes Dias, Bruno Muniz, Cayetano Fernández, Cristina Roldão, Danielle Araújo, Emanuel Carlos aka Anpu Kalunga, Geovanny Ibraim Rosa Djanco, Luana Xavier Pinto Coelho, Mamadou Ba, Mano Pako, Pedro Almeida, Pedro Varela, Piménio Ferreira, Sara Fernandes, Sebijan Fejzula, Silvia Rodríguez Maeso, Thula Pires

LUÍS FILIPE COSTA: SALVAR A MEMÓRIA IV
A primeira sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "Legal Q.B." e "O longo adeus às armas".
28 de Março de 2024 - 18h00
LUÍS FILIPE COSTA: SALVAR A MEMÓRIA III
A primeira sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "As lutas de um povo" e "Mulheres".
26 de Março de 2024 - 18h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de março à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
23 de Março de 2024 - 10h30
LUÍS FILIPE COSTA: SALVAR A MEMÓRIA II
A primeira sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos primeiros dois episódios "As grades que nos guardam" e "Os clandestinos".
21 de Março de 2024 - 18h00