O ESTADO DO RACISMO EM PORTUGAL RACISMO ANTINEGRO E ANTICIGANISMO NO DIREITO E NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Lançamento do livro “O Estado do Racismo em Portugal”

18 de Novembro de 2021 - 18h30

Dia 18 de Novembro acolhemos o lançamento do livro “Estado do Racismo em Portugal: Racismo Antinegro e Anticiganismo no Direito e nas Políticas Públicas”.

O Estado do Racismo em Portugal pretende contribuir para a descodificação do racismo institucional, identificando e analisando as práticas rotineiras que promovem a ordem racial antinegra e anticigana em diversos contextos da sociedade portuguesa: na implementação da legislação de combate à discriminação e ao ódio racial, nas políticas de segurança e policiamento, nos dispositivos de protecção das «crianças em risco», nos órgãos de comunicação social e nas respostas à precariedade e à segregação residencial. Os textos procuram debater horizontes políticos anti‑racistas e libertadores.”

ORGANIZAÇÃO: Silvia Rodríguez Maeso
PREFÁCIO: Thula Pires
TEXTOS DE: Ana Rita Alves, Anabela Rodrigues, Beatriz Gomes Dias, Bruno Muniz, Cayetano Fernández, Cristina Roldão, Danielle Araújo, Emanuel Carlos aka Anpu Kalunga, Geovanny Ibraim Rosa Djanco, Luana Xavier Pinto Coelho, Mamadou Ba, Mano Pako, Pedro Almeida, Pedro Varela, Piménio Ferreira, Sara Fernandes, Sebijan Fejzula, Silvia Rodríguez Maeso, Thula Pires

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00