O ESTADO DO RACISMO EM PORTUGAL RACISMO ANTINEGRO E ANTICIGANISMO NO DIREITO E NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Lançamento do livro “O Estado do Racismo em Portugal”

18 de Novembro de 2021 - 18h30

Dia 18 de Novembro acolhemos o lançamento do livro “Estado do Racismo em Portugal: Racismo Antinegro e Anticiganismo no Direito e nas Políticas Públicas”.

O Estado do Racismo em Portugal pretende contribuir para a descodificação do racismo institucional, identificando e analisando as práticas rotineiras que promovem a ordem racial antinegra e anticigana em diversos contextos da sociedade portuguesa: na implementação da legislação de combate à discriminação e ao ódio racial, nas políticas de segurança e policiamento, nos dispositivos de protecção das «crianças em risco», nos órgãos de comunicação social e nas respostas à precariedade e à segregação residencial. Os textos procuram debater horizontes políticos anti‑racistas e libertadores.”

ORGANIZAÇÃO: Silvia Rodríguez Maeso
PREFÁCIO: Thula Pires
TEXTOS DE: Ana Rita Alves, Anabela Rodrigues, Beatriz Gomes Dias, Bruno Muniz, Cayetano Fernández, Cristina Roldão, Danielle Araújo, Emanuel Carlos aka Anpu Kalunga, Geovanny Ibraim Rosa Djanco, Luana Xavier Pinto Coelho, Mamadou Ba, Mano Pako, Pedro Almeida, Pedro Varela, Piménio Ferreira, Sara Fernandes, Sebijan Fejzula, Silvia Rodríguez Maeso, Thula Pires

Oficina Docs4Kids
O Museu do Aljube acolhe mais uma vez as oficinas Docs4Kids que voltam para animar as férias de Natal!
18 a 19 de Dezembro de 2021
Visita Orientada Mensal
Estão abertas as inscrições para a Visita Orientada deste mês ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade. A visita é feita em pequenos grupos, seguindo todas as normas de segurança da DGS, e requer inscrição.
18 de Dezembro de 2021 - 10h30
ITINERÁRIO CAMBEDO DA RAIA – ESGOTADO
Numa parceria com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, promovemos um itinerário a Cambedo da Raia.
18 a 19 de Dezembro de 2021
Vozes ao Alto! 100 histórias na história do PCP
Dia 8 de Dezembro, às 16h00 será apresentado no Museu do Aljube Resistência e Liberdade o livro “ Vozes ao Alto! 100 Histórias na História do Partido Comunista Português”, por Vanessa Almeida e Maria Alice Samara.
8 de Dezembro de 2021 - 16h00