Oficina de retratos – por André Ruivo

24 de Maio de 2026 - 15h00
Auditório

Na oficina de retratos de André Ruivo, o desenho torna-se um território de exploração entre o olhar e a invenção.

A partir do livro RETRATOS (edição Mmmnnnrrrg & Tinta Nos Nervos), vamos fazer Retratos de observação, Auto-retratos e Retratos Imaginários (criação de personagem).

Uma experiência para quem quer ver melhor, desenhar com mais liberdade e descobrir novas formas de representar o outro (e a si mesmo).
Para maiores de 12 anos.

Duração aproximada : 1h30
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

André Ruivo
Nasceu a 1977 em Lisboa.
Licenciatura em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Universidade de Lisboa
Mestrado em Cinema de Animação pelo Royal College of Art, Londres, Inglaterra
Autor dos livros Retratos, Break Dance, Abraços, Vírus e Vida de Artista
Tem feito workshops de desenho nos museus MAAT, Bordalo Pinheiro, e na Livraria It’s a Book

Outros eventos

Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Junho à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
13 de Junho de 2026 - 10h30
Itinerário “28 de Maio de 1926 – 100 depois” – LISBOA DAS REVOLUÇÕES
Itinerário "Lisboa das Revoluções" , orientado por Luís Farinha e Sofia Lisboa, em parceria com o Grupo de Amigos do Museu de Peniche.
30 de Maio de 2026 - 14h30
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
30 de Maio de 2026 - 10h30
Mesa-Redonda: Arquivo de História Oral da Resistência e da Militância
O objetivo é discutir as potencialidades historiográficas, da criação de um arquivo de história oral com testemunhos da resistência antifascista.
29 de Maio de 2026 - 17h00