Projeção do filme “Compañero Presidente”

11 de Setembro de 2023 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

O Museu do Aljube acolhe o ciclo de cinema dedicado à comemoração do 50.º aniversário do Golpe de Estado no Chile, através da projeção de filmes representativos do período da Unidade Popular e logo após o Golpe de Estado de 11 de setembro de 1973.

Compañero Presidente (Miguel Littin, 1971, 65 min, documental)

Em 1971, o filósofo francês Régis Debray (famoso por ter participado com Che Guevara no raid boliviano que lhe veio a custar a vida) chegou ao Chile para conhecer a experiência particular da revolução chilena. Em Janeiro desse ano, apenas dois meses após a chegada ao poder da Unidade Popular, Debray encontrou-se longamente com Salvador Allende e conversou com ele sobre as características do processo e os desafios, tanto ideológicos como políticos, envolvidos numa tal tentativa.

Organização: Colectivo Chile50Portugal: Memoria y Resistencia. 1973-2023
Filmes do “Archivo de la Cineteca Nacional de Chile”

Evento com entrada livre. Sujeita à lotação da sala.

Outros eventos

Roda de Conversa “Movimento Alfa – Brigadas Estudantis de Trabalho e Alfabetização: 50 Anos.”
A Roda de Conversa, aberta ao público, contará com a presença de membros da Comissão de Coordenação do Movimento Alfa e de estudantes-alfabetizadores que participaram na Campanha de Alfabetização.
18 de Novembro de 2026 - 15h00
Leia Mulheres Lisboa sobre Pilar Quintana
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro “A Cadela” da Pilar Quintana , com moderação de Déa Paulino.
8 de Novembro de 2026 - 15h00
“As revoltas contra a Ditadura Militar e o Tarrafal de São Nicolau”
Primeira conversa do ciclo “1926-1936. A Coragem de Resistir”. Com José Cabral (investigador) e Jacinto Godinho (jornalista) .
29 de Outubro de 2026 - 18h00
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Outubro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
24 de Outubro de 2026 - 10h30