«Saúde e Fraternidade» A República Possível (1910-1926), de Fernando Pereira Marques

26 de Fevereiro de 2019 - 18h30
Auditório do Museu do Aljube
Capa do livro (Conceção gráfica de Armando Lopes).

Contrariando a propaganda salazarista e certos discursos historicistas atuais, este livro explica o fracasso da I República portuguesa no contexto europeu em que o Portugal de 1910 a 1926 se inseria.

Apresentação de António Ventura.
Seguida de um Porto em honra da República.

Gradiva Publicações, S.A., novembro 2018

Outros eventos

Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Março à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
21 de Março de 2026 - 10h30
Leia Mulheres sobre Agustina Bessa-Luís
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro "As Pessoas Felizes" de Agustina Bessa-Luís com moderação de Déa Paulino.
15 de Março de 2026 - 15h00
Manifestação popular no Porto, 1974. Em destaque Virgínia Moura, antiga presa política e resistente antifascista
Inauguração da exposição “Elas tiveram medo e foram”
Às 19h00 teremos atuação de Sallim, que para esta ocasião especial, traz canções inéditas do seu cancioneiro e algumas versões, daquelas que cabem na boca e, por muito que se cantem, nunca se gastam.
11 de Março de 2026 - 18h00
Formação de professores: Revolução, História e Memória
A partir da reflexão sobre o passado ditatorial marcado pela violação sistemática dos Direitos Humanos, valorizar a resistência à ditadura e o processo revolucionário de 1974 e 1975 como momento inédito de participação popular na conquista da democracia e de direitos e liberdades fundamentais em Portugal.
7 de Março de 2026 - 10h00