Visita Orientada pelos curadores Miguel Cardina e Vincenzo Russo

24 de Agosto de 2023 - 16h00
PISO 4

Miguel Cardina e Vincenzo Russo orientam uma visita à exposição “REVOLUÇÕES – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974), de Uliano Lucas.

Uma história de uma viagem feita de várias viagens. As 56 fotos aqui reunidas, algumas inéditas, outras publicadas em Itália em catálogos fotográficos na década de 1970 ou em revistas e jornais europeus da época, constituem apenas uma amostra do vasto acervo de imagens de Uliano Lucas sobre este assunto.

A exposição está dividida em três partes que correspondem a três territórios fotografados por Uliano Lucas entre 1969 e 1974: a primeira secção, intitulada Guiné-Bissau, 1969, reúne algumas das fotos realizadas na missão que o levou às “zonas libertadas” da Guiné, a pedido do PAIGC; a segunda seção – Angola, 1972 -inclui imagens da vida quotidiana dos guerrilheiros e das guerrilheiras do MPLA; a terceira e última seção intitula-se Portugal, 1972 e 1974 e retrata aspetos da vida quotidiana do país no período derradeiro da ditadura (1972) e os dias de festa da Revolução (1974).

As fotografias de Uliano Lucas são expostas pela primeira vez em Portugal. Não há ocasião mais propícia que o ano de 2023, na antecâmara das celebrações dos cinquenta anos da “Revolução dos Cravos” e das independências de Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Publicadas hoje, as fotografias de Uliano Lucas contribuem para fazer curto-circuitar a memória de passados que marcaram a história do século XX, trazendo-os de volta ao presente.

Co-organização:

Museu do Aljube Resistência e Liberdade; EGEAC; Instituto italiano de Cultura de Lisboa; Universidade de Milão; Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Cátedra António Lobo Antunes; Edições do Saguão, Arquivo Uliano Lucas.

Itinerário “A Revolução está na rua!” com LGP
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
Data a definir
Universidade sem Exames
Retomamos o ciclo "Universidade sem Exames" desta vez com a aula "Conceito de nação, nacionalismo e Internacionalismo" por Zé Neves.
29 de Novembro de 2024 - 15h00
Colóquio Internacional “Espaços de Confinamento: Memórias da Repressão e Colonialidade”
Um colóquio organizado por IHC/IN2PAST NOVA FCSH e Universidade de Nápoles que evoca o 88.º aniversário da abertura da prisão colonial do Tarrafal em Cabo Verde.
29 a 30 de Outubro de 2024
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de outubro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
26 de Outubro de 2024 - 10h30