Programação

NOVAS CARTAS PORTUGUESAS – Itinerário
Uma visita guiada por Vanessa Almeida pelas ruas de Lisboa pelos caminhos das “Três Marias” e das “Novas Cartas Portuguesas”.
23 de Outubro de 2021 - 14h00
Ciclo de Cinema
A propósito da exposição temporária Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas o Museu do Aljube organiza um ciclo de cinema dedicado à luta e à resistência femininas.
14 de Outubro de 2021 - 19h00
Mulheres da Marinha Grande
Em parceria com o Movimento Democrático das Mulheres (MDM) recebemos mulheres da Marinha Grande resistentes à ditadura para uma conversa sobre as suas memórias de participação nas greves e lutas operárias da indústria vidreira, de repressão e prisão pela PIDE, e de luta pelos direitos das mulheres e pela liberdade.
28 de Setembro de 2021 - 16h30
Visitas orientadas
No dia 25 de Setembro, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade organiza três visitas guiadas destinadas a vários tipos de públicos.
25 de Setembro de 2021 - 10h30
Conversa e visita orientada com Augusta Conchiglia e Maria do Carmo Piçarra
No dia 7 de Setembro, iremos receber no Museu do Aljube Augusta Conchiglia, a autora das fotografias da exposição "Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste – Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola", para uma conversa e uma visita orientada, acompanhadas pela curadora da exposição Maria do Carmo Piçarra.
7 de Setembro de 2021 - 16h30
Coragem Hoje, Abraços Amanhã
Venha connosco celebrar o mês de abril! Inscrições para as atividades obrigatórias, mediante os limites impostos pelas medidas da DGS.
8 a 30 de Abril de 2021
Teatro – Rascunhos: Memórias de uma Falsificadora
Joaquim Horta adapta ao teatro o livro de Margarida Tengarrinha Memórias de Uma Falsificadora – A Luta na Clandestinidade pela Liberdad em Portugal, que conta como a autora usou a sua habilidade de artista plástica e estudante de Belas Artes ao serviço da falsificação de documentos, garantindo o trabalho dos resistentes à ditadura de Salazar. Espectáculo esgotado
26 a 30 de Abril de 2021
Teatro – Amores na Clandestinidade [Online]
Este trabalho de teatro documental analisa as relações afetivas e familiares através de entrevistas feitas às pessoas que participaram na luta antifascista em Portugal, assim como aos seus filhos que cresceram acompanhando os seus pais e, muitas vezes, na ausência destes. Espectáculo Gratuito, gravado no Museu do Aljube. Transmissão Online. Inscrições obrigatórias.
16 a 21 de Abril de 2021
Resistências.Doc
Resistências.Doc Programa Codinome Clemente - 27 de novembro - 14h A Torre das Donzelas - 12 de dezembro - 15h - ADIADO
27 de Novembro a 12 de Dezembro de 2020