Programação

Diálogos Transatlânticos: a experiência de museus dedicados à história e à memória política
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade e o Memorial da Resistência de São Paulo encontram-se para um webinário em torno das questões da preservação da memória.
8 a 9 de Setembro de 2022
Inauguração “A Sagrada Poesia da Esperança”
No próximo dia 6 de julho, a partir das 16h, inauguramos a exposição temporária que ocupará o piso 4 do Museu, "A Sagrada Poesia da Esperança" com obras de Dília Fraguito Samarth e curadoria de Manuel L. Dias dos Santos.
6 de Julho de 2022 - 16h00
O que pode fazer um escritor?
Uma democracia pode afirmar-se sem massa crítica de cidadãos? Durante uma guerra, qual é o papel da sociedade civil? O que pode fazer um escritor? Um Ciclo de conversas cuja primeira sessão tem lugar no dia 17 junho, com Oksana Mitrofanova.
17 de Junho a 05 de Julho de 2022
“A alternativa internacionalista diante da crise autoritária”, com Sabrina Fernandes
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe a Conversa "A alternativa internacionalista diante da crise autoritária" com a Investigadora Sabrina Fernandes e a mediação de Carlos Hortmann.
2 de Julho de 2022 - 16h00
O Cinema por Dentro | Formação de Professores
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe o Projeto Educativo Apordoc e Os Filhos de Lumière para promover uma oficina gratuita de formação de professores, educadores e mediadores culturais “O Cinema por Dentro”.
18 a 25 de Junho de 2022
Cartas do mau encontro
Até 12 de Junho pode ver no piso -1 e espalhadas pelo museu uma série de obras que nos propõe "despertar o olhar, os sentidos e a perceção dos processos de opressão e resistência".
08 de Fevereiro a 12 de Junho de 2022
SAMBA DE GUERRILHA – EM CONVERSA
Luca Argel estará no Museu do Aljube para apresentar uma série de conferências musicais sobre a história política do samba.
20 de Maio a 03 de Junho de 2022
Open House Lisboa 2022
No fim-de-semana de 14 e 15 de Maio, acolhemos o Open House Lisboa inserido na Trienal de Arquitectura Lisboa. Teremos três modalidade de visita: livre, com voluntários (uma por hora) e por especialista (no Sábado, 10h30 e Domingo, 14h). As visitas com voluntários são focadas na arquitetura do edifício e as visitas por especialistas são […]
14 a 15 de Maio de 2022
A Liberdade passa por aqui!
No âmbito das comemorações do 48º aniversário do 25 de Abril o Museu do Aljube e Abril na Rua - EGEAC, com curadoria de Luís Varatojo, propõem um programa com música de intervenção, murais e convívio para celebrar a liberdade.
23 a 24 de Abril de 2022