Alberto Martins

Biografia

Alberto Martins nasceu a 25 de abril de 1945, em Guimarães. Licenciado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi repúblico na Real República dos Pyn-Guyns. Eleito presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) pela lista patrocinada pelo Conselho de Repúblicas, destacou-se como líder estudantil durante a crise académica naquela Universidade no ano de 1969.

No dia 17 de abril, durante a inauguração do Edifício das Matemáticas, Alberto Martins, Presidente da Direção Geral da AAC e representante da tendência socialista radical, pede, em nome dos estudantes, a palavra ao Presidente da República, Américo Tomás, para transmitir o descontentamento dos universitários. A palavra foi-lhe negada. É detido pela PIDE/DGS e a Polícia de Choque carregaria sobre os estudantes que faziam uma vigília pacífica de solidariedade com Alberto Martins. Deste episódio resultaria o fecho da universidade, greves, manifestações e protestos estudantis, perseguição dos estudantes envolvidos e uma crise que alastrou a Lisboa e Porto.

Depois do 25 de Abril, Alberto Martins liga-se ao Movimento de Esquerda Socialista (MES) e, depois, ao Partido Socialista (PS). Foi deputado em sucessivas legislaturas, presidente do grupo parlamentar, ministro da Reforma do Estado e da Administração Pública e ministro da Justiça. A 23 de abril de 2024, foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Cristo.     

Data de Recolha: 17.01.2018

Palavras-Chave: Estudantes, Crise Académica de 1969, Associação Académica de Coimbra, Solidariedade, Guerra Colonial, Mulheres, Prisão, PIDE.

Ver testemunho na íntegra

Outros testemunhos