Fernando Raul da Conceição Penteado
Fernando Raul da Conceição Penteado nasceu no dia 7 de setembro de 1951 em Abrantes. Aos seis anos, vai, com a família, para Lisboa. Mais tarde instalam-se em Almada. Em casa ouvia-se a Rádio Moscovo.
Quando frequentava o terceiro ano da Escola de Regentes Agrícolas em Santarém decide sair do país e não combater na guerra colonial em Angola. A ideia seria regressar mais tarde para participar na luta armada em Portugal. Em outubro de 1970, abandona o país a salto com mais três colegas, sem passador nem documentos, pela zona da Guarda, atravessando a fronteira a norte de Vilar Formoso. De Salamanca segue para Paris e depois Bruxelas, onde obtém o estatuto de refugiado político e recebe apoio de elementos ligados ao Partido Comunista Português (PCP) e à Associação dos Portugueses Emigrados na Bélgica. Em Bruxelas nascem os dois filhos. Trabalha em limpezas, distribuição de publicidade e hotelaria, antes de se especializar na função de ajustador mecânico.
Regressa a Portugal após o 25 de Abril de 1974. Ligar-se-á ao PCP e ao Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE). A partir de outubro de 1974 cumpre o serviço militar na Escola Prática de Cavalaria em Santarém.
Data de Recolha: 06.12.2018