Raimundo Santos

Nome: Raimundo Santos

Data de Recolha: 18.05.2018

Biografia

Raimundo Pedro Narciso nasceu em Torres Vedras a 18 de junho de 1938. Frequentou o curso de engenharia eletrotécnica, no Instituto Superior Técnico, entre 1956 e 1964, interrompido, primeiro, para cumprir o serviço militar e, depois, para entrar na clandestinidade em 1964. Passa por Praga, Moscovo, onde reúne com Álvaro Cunhal, e Cuba, onde tem formação militar. Com Rogério de Carvalho preparou a criação, no âmbito do Partido Comunista Português (PCP), da Ação Revolucionária Armada (ARA), estrutura clandestina responsável pela realização de ações armadas contra a ditadura e o aparelho logístico da guerra colonial, surgida em 1970. Com Jaime Serra e Francisco Miguel, integrou o seu comando central e dirigiu a execução de 13 das suas 15 ações armadas que tiveram sempre a preocupação de não atingir pessoas.

Até ao 25 de Abril viveu na clandestinidade com Maria Machado. Juntos tiveram uma filha e um filho, a última criança nascida na clandestinidade.  Teve responsabilidades no setor militar do PCP. Foi membro do Comité Central entre 1972 e 1988. Em 1987 inicia um processo de rotura com o partido, sendo expulso em 1991.

Entre 1995 e 1999, foi deputado independente nas listas do Partido Socialista (PS), ao qual aderiu em 1998. Publicou livros, nomeadamente sobre a ARA, e esteve na fundação do Movimento Cívico Não Apaguem a Memória (NAM), do qual foi presidente da direção, e participou ativamente na luta pela criação do Museu do Aljube.

Palavras – Chave: Família, PCP, Prisão, Interrogatórios, Tortura, PIDE, Tribunal Plenário, Caxias, MRPP, Operários, Materiais de agitação, Atividade Clandestina, Clandestinidade, Exílio.

Ver testemunho na íntegra

Outros testemunhos