Centenário de Maria Ângela Vidal

13 de Outubro de 2026 - 18h00
Auditório

No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Maria Ângela Vidal, o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade evoca a vida de uma das mais corajosas, solidárias e notáveis mulheres que deram parte da sua vida à luta antifascista.

Nascida no Porto, a 5 de setembro de 1926, Maria Ângela Vidal e Campos ingressou no Movimento de Unidade Nacional Antifascista (MUNAF) em 1946 e, mais tarde, no Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUD J).

Depois de aderir com 20 anos ao Partido Comunista Português (PCP), mergulhará vários anos na clandestinidade.

Em 1953 é presa pela PIDE, com o filho de cerca de dois anos, sendo ambos colocados na prisão de Caxias. Durante a prisão casou-se, protagonizou várias lutas, sofreu vários castigos. Foi julgada e condenada, em 1957, a quatro anos de pena maior e medidas de segurança. Foi libertada, ao fim de nove anos,  a 31 de março de 1962 e, em 1964, rompe com o PCP.

Maria Ângela Vidal foi a segunda mulher mais tempo presa por motivos políticos.

Para assinalar o seu centenário, o Museu do Aljube acolhe uma sessão de homenagem a Maria Ângela Vidal, com uma mesa conduzida por Luís Farinha, a apresentação de uma exposição biográfica por Irene Pimentel e a presença de homenagem de Teresa Joaquim.

Outros eventos

Roda de Conversa “Movimento Alfa – Brigadas Estudantis de Trabalho e Alfabetização: 50 Anos.”
A Roda de Conversa, aberta ao público, contará com a presença de membros da Comissão de Coordenação do Movimento Alfa e de estudantes-alfabetizadores que participaram na Campanha de Alfabetização.
18 de Novembro de 2026 - 15h00
Leia Mulheres Lisboa sobre Pilar Quintana
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro “A Cadela” da Pilar Quintana , com moderação de Déa Paulino.
8 de Novembro de 2026 - 15h00
“As revoltas contra a Ditadura Militar e o Tarrafal de São Nicolau”
Primeira conversa do ciclo “1926-1936. A Coragem de Resistir”. Com José Cabral (investigador) e Jacinto Godinho (jornalista) .
29 de Outubro de 2026 - 18h00
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Outubro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
24 de Outubro de 2026 - 10h30