Cinema no Museu do Aljube – “Museu da Vergonha” de Luís Monteiro e José Machado Castro

5 de Junho de 2019 - 21h00
Auditório do Museu do Aljube
Cartaz do filme.

Após 1936, o Regime Fascista decide instalar a delegacia da PIDE num edifício oitocentista do Porto. O edifício da Polícia Política é um dos símbolos da repressão do Fascismo na cidade do Porto e em todo o norte do país. Milhares de democratas foram ali encarcerados, torturados e alguns executados. O presente documentário é uma curta-metragem que reúne depoimentos de ex-presos políticos, historiadores e museólogos que se reuniram em defesa da criação de um Museu da Resistência no Porto.

Comentário final e debate
Maria Alice Samara, Fernando Rosas e Luís Farinha

Portugal, documentário, 2019, 25’

Visita Orientada Mensal
Estão abertas as inscrições para a Visita Orientada deste mês ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade. A visita é feita em pequenos grupos, seguindo todas as normas de segurança da DGS, e requer inscrição.
30 de Outubro de 2021 - 10h30
NOVAS CARTAS PORTUGUESAS – Itinerário
Uma visita guiada por Vanessa Almeida pelas ruas de Lisboa pelos caminhos das “Três Marias” e das “Novas Cartas Portuguesas”.
23 de Outubro de 2021 - 14h00
Projecto Educativo | Doclisboa
Entre os dias 22 a 31 de outubro, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe oficinas de cinema do Projeto Educativo do Doclisboa dedicado a crianças e jovens. “O Projecto Educativo da Apordoc nasce da convicção de que o cinema documental é, enquanto forma de arte, uma expressão humana capaz de potenciar uma cidadania […]
22 a 31 de Outubro de 2021
Imago Lisboa Photo Festival
No âmbito do Imago Lisboa Photo Festival, iremos acolher uma sessão de cinema com o filme "Sonhos Lúcidos / Cabo Verde – das tripas coração" , realizado por Fernando Almeida e João Campos.
17 de Outubro de 2021 - 15h00