Cinema no Museu do Aljube – “Museu da Vergonha” de Luís Monteiro e José Machado Castro

5 de Junho de 2019 - 21h00
Auditório do Museu do Aljube
Cartaz do filme.

Após 1936, o Regime Fascista decide instalar a delegacia da PIDE num edifício oitocentista do Porto. O edifício da Polícia Política é um dos símbolos da repressão do Fascismo na cidade do Porto e em todo o norte do país. Milhares de democratas foram ali encarcerados, torturados e alguns executados. O presente documentário é uma curta-metragem que reúne depoimentos de ex-presos políticos, historiadores e museólogos que se reuniram em defesa da criação de um Museu da Resistência no Porto.

Comentário final e debate
Maria Alice Samara, Fernando Rosas e Luís Farinha

Portugal, documentário, 2019, 25’

Maria Alda Nogueira, uma vida de luta pelos direitos da Mulher, da Liberdade e da Paz
Uma conversa integrada no ciclo "Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo", promovido pelo MDM.
29 de Novembro de 2023 - 17h00
Luta por direitos e contra o fascismo – A intervenção das mulheres no III Congresso da Oposição Democrática
2 de Novembro de 2023 - 17h00
Cinquentenário da Associação Portuguesa de Escritores – Resistência e 25 de Abril nas palavras poetas e narradores
Com a participação do Professor José Manuel Mendes (conversa e leituras) e moderação de Rita Rato.
28 de Junho de 2023 - 18h00
Visite l’Aljube!
A Visita Orientada do mês de junho à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade, desta vez em francês.
24 de Junho de 2023 - 10h30