Cinema no Museu do Aljube – “Museu da Vergonha” de Luís Monteiro e José Machado Castro

5 de Junho de 2019 - 21h00
Auditório do Museu do Aljube
Cartaz do filme.

Após 1936, o Regime Fascista decide instalar a delegacia da PIDE num edifício oitocentista do Porto. O edifício da Polícia Política é um dos símbolos da repressão do Fascismo na cidade do Porto e em todo o norte do país. Milhares de democratas foram ali encarcerados, torturados e alguns executados. O presente documentário é uma curta-metragem que reúne depoimentos de ex-presos políticos, historiadores e museólogos que se reuniram em defesa da criação de um Museu da Resistência no Porto.

Comentário final e debate
Maria Alice Samara, Fernando Rosas e Luís Farinha

Portugal, documentário, 2019, 25’

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
30 de Março de 2024 - 10h30
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória IV
A quarta e última sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "Legal Q.B." e "O longo adeus às armas".
28 de Março de 2024 - 18h00
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória III
A terceira sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "As lutas de um povo" e "Mulheres".
26 de Março de 2024 - 18h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de março à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
23 de Março de 2024 - 10h30