Cinema no Museu do Aljube – “Museu da Vergonha” de Luís Monteiro e José Machado Castro

5 de Junho de 2019 - 21h00
Auditório do Museu do Aljube
Cartaz do filme.

Após 1936, o Regime Fascista decide instalar a delegacia da PIDE num edifício oitocentista do Porto. O edifício da Polícia Política é um dos símbolos da repressão do Fascismo na cidade do Porto e em todo o norte do país. Milhares de democratas foram ali encarcerados, torturados e alguns executados. O presente documentário é uma curta-metragem que reúne depoimentos de ex-presos políticos, historiadores e museólogos que se reuniram em defesa da criação de um Museu da Resistência no Porto.

Comentário final e debate
Maria Alice Samara, Fernando Rosas e Luís Farinha

Portugal, documentário, 2019, 25’

Teatro – Amores na Clandestinidade [Online]
Este trabalho de teatro documental analisa as relações afetivas e familiares através de entrevistas feitas às pessoas que participaram na luta antifascista em Portugal, assim como aos seus filhos que cresceram acompanhando os seus pais e, muitas vezes, na ausência destes. Espectáculo Gratuito, gravado no Museu do Aljube. Transmissão Online. Inscrições obrigatórias.
16 a 21 de Abril de 2021
Coragem Hoje, Abraços Amanhã
Venha connosco celebrar o mês de abril! Inscrições para as atividades obrigatórias, mediante os limites impostos pelas medidas da DGS.
8 a 30 de Abril de 2021
Há 50 anos: Julgamento de Joaquim Pinto de Andrade, nacionalista angolano – Conversa Online
No ano em que se assinala os 50 anos do julgamento de Joaquim Pinto de Andrade, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade junta-se a Diana Andringa, Ferreira Fernandes, Mário Brochado Coelho, Adolfo Maria e Ondjaki, para uma conversa que será transmitida online, dia 30 de março às 15h.
30 de Março de 2021 - 15h00
Visita Orientada Mensal