Cinema no Museu do Aljube – “Museu da Vergonha” de Luís Monteiro e José Machado Castro

5 de Junho de 2019 - 21h00
Auditório do Museu do Aljube
Cartaz do filme.

Após 1936, o Regime Fascista decide instalar a delegacia da PIDE num edifício oitocentista do Porto. O edifício da Polícia Política é um dos símbolos da repressão do Fascismo na cidade do Porto e em todo o norte do país. Milhares de democratas foram ali encarcerados, torturados e alguns executados. O presente documentário é uma curta-metragem que reúne depoimentos de ex-presos políticos, historiadores e museólogos que se reuniram em defesa da criação de um Museu da Resistência no Porto.

Comentário final e debate
Maria Alice Samara, Fernando Rosas e Luís Farinha

Portugal, documentário, 2019, 25’

Inauguração Exposição Temporária – Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste – Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola
Com curadoria de Maria do Carmo Piçarra e José da Costa Ramos, Augusta Conchiglia nos Trilhos da Frente Leste - Imagens (e Sons) da Luta de Libertação em Angola apresenta imagens do primeiro álbum fotográfico da autoria de alguém exterior às lutas de libertação africanas e imagens inéditas, recuperadas nos arquivos da autora.
22 de Julho de 2021 - 12h00
Visita Orientada à Exposição Temporária Mulheres e Resistência – “Novas Cartas Portuguesas” e outras lutas
Dia 21 de julho, às 16h30 e às 18h30 duas visitas orientadas com as curadoras Rita Rato e Joana Alves | Entrada Gratuita | Inscrição para inscricoes@museudoaljube.pt
21 de Julho de 2021 - 16h30