Diálogos Transatlânticos: a experiência de museus dedicados à história e à memória política

8 a 9 de Setembro de 2022
ON-LINE

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade e o Memorial da Resistência de São Paulo encontram-se para um webinário em torno das questões da preservação da memória.

A primeira conversa vai abordar as potencialidades do Centro de Pesquisa e Documentação do Memorial da Resistência de São Paulo e do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
A segunda, no dia 9, tem por objetivo ser uma escuta com ex-presos políticos de ambos os países para pensarmos a importância dos testemunhos para a luta permanente em prol da verdade, da democracia e da justiça.

HORÁRIO:

10h de Brasília
14h de Lisboa

ASSISTIR (EM DIRECTO)

O evento é parte da programação da Agenda Bonifácio, que reúne e apresenta toda a programação cultural relativa ao Bicentenário da Independência do Brasil. O webinário será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Memorial.

Além de representantes dos dois museus, as duas mesas contam com os seguintes convidados:

Takao Amano – Foi membro do Grupo Tático Armado (GTA) da Ação Libertadora Nacional (ALN), preso em 24 de setembro de 1969, ao lado do companheiro de militância Carlos Lichtsztejn na Alameda Campinas. Ambos foram baleados e posteriormente presos pela equipe do delegado Sérgio Paranhos Fleury, que os encaminhou para o DOI-Codi/SP onde foram presos e torturados. Durante o período no cárcere, passou pelo Hospital Militar de Área de São Paulo, Deops/SP, Presídio Tiradentes e Carandiru de onde saiu para ser libertado em 11 de janeiro de 1971 ao lado de outros 70 presos políticos em acordo de troca pelo sequestro do embaixador suíço Giovanni Bucher. No exílio, viveu no Chile, Cuba, Rússia e Hungria, regressando ao Brasil após promulgação da Lei de Anistia em 1979.

Margarida Maria do Amaral Lopes – Foi militante da Ala Vermelha, e viveu em um aparelho da organização juntamente com outros companheiros. Na manhã do dia 31 de agosto de 1969, o aparelho foi cercado pela polícia política, que a prendeu junto com seu companheiro de militância e namorado à época, Vicente Gomes Roig. Juntos foram levados para o Quartel General do II Exército e depois para o Deops/SP, onde permaneceu por aproximadamente dois meses, até ser transferida para o Presídio Tiradentes, somando quatro meses de detenção. Logo após a soltura, se exilou na França onde já vivia sua irmã, também perseguida política. Ao longo dos quase nove anos em que viveu no país, trabalhou, estudo e envolveu-se com outros exilados políticos através do Comitê Brasileiro pela Anistia.

Enoir Oliveira da Luz – Gaúcho de Caxias do Sul, ex-sindicalista e ex-militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Fugiu da Ditadura Militar do Brasil em 1972, viveu na União Soviética e depois se instalou em Lisboa. Em terras portuguesa, teve papel importante no período da ditadura brasileira fazendo denúncia de prisões políticas, violações de direitos humanos e apoio aos brasileiros que conseguiram sair do país. Hoje ainda milita no Partido Comunista Português (PCP).

José Pedro Soares – Coordenador da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), nasceu a 14 de Março de 1950, em Cachoeiras, Vila Franca de Xira, e foi preso em 1 de Junho de 1973, aos 21 anos, e libertado na madrugada de 27 de Abril de 1974, em consequência da revolução de Abril. Esteve em Caxias e Peniche, espaço usado como prisão política durante o Estado Novo português, onde foi torturado. Foi julgado e condenado por pertencer à oposição democrática, ser membro do Partido Comunista Português e lutar contra a guerra colonial.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00