Conversa | IN LIMBO — a vida não é garantida

6 de Dezembro de 2023 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

IN LIMBO é uma série fotográfica, ficcionada, da autoria de Carmen Serejo, sobre uma das mais terríveis emergências humanitárias – o drama dos refugiados.
Mais do que uma simples exposição fotográfica, a autora pretende honrar milhões de crianças, mulheres e homens que são forçados a fugir do seu país na sequência de catástrofes naturais, perseguição, guerra ou violência, violações dos seus direitos humanos.
Inspirada em relatos do terreno, Carmen Serejo foca-se em algumas características dessas histórias – a solidão, a fé, o medo, a fome, a morte, mas também a esperança que está por trás de cada vida particular.
O projecto fotográfico pretende fazer de cada uma das imagens uma entrevista fotográfica com o público e propõe a reflexão sobre cada momento da vida destas pessoas que experienciam a condição de dúvida, indecisão, incerteza.
O Museu do Aljube – Resistência e Liberdade acolhe José Soudo, curador da exposição, Pedro Neto, Director Executivo da Amnistia Internacional que apoia institucionalmente o projecto e a autora para uma conversa aberta e informal sobre o IN LIMBO, contando com a participação de Rita Rato, Directora Executiva do Museu.

Outros eventos

Roda de Conversa “Movimento Alfa – Brigadas Estudantis de Trabalho e Alfabetização: 50 Anos.”
A Roda de Conversa, aberta ao público, contará com a presença de membros da Comissão de Coordenação do Movimento Alfa e de estudantes-alfabetizadores que participaram na Campanha de Alfabetização.
18 de Novembro de 2026 - 15h00
Leia Mulheres Lisboa sobre Pilar Quintana
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro “A Cadela” da Pilar Quintana , com moderação de Déa Paulino.
8 de Novembro de 2026 - 15h00
“As revoltas contra a Ditadura Militar e o Tarrafal de São Nicolau”
Primeira conversa do ciclo “1926-1936. A Coragem de Resistir”. Com José Cabral (investigador) e Jacinto Godinho (jornalista) .
29 de Outubro de 2026 - 18h00
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Outubro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
24 de Outubro de 2026 - 10h30