Conversa | IN LIMBO — a vida não é garantida

6 de Dezembro de 2023 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

IN LIMBO é uma série fotográfica, ficcionada, da autoria de Carmen Serejo, sobre uma das mais terríveis emergências humanitárias – o drama dos refugiados.
Mais do que uma simples exposição fotográfica, a autora pretende honrar milhões de crianças, mulheres e homens que são forçados a fugir do seu país na sequência de catástrofes naturais, perseguição, guerra ou violência, violações dos seus direitos humanos.
Inspirada em relatos do terreno, Carmen Serejo foca-se em algumas características dessas histórias – a solidão, a fé, o medo, a fome, a morte, mas também a esperança que está por trás de cada vida particular.
O projecto fotográfico pretende fazer de cada uma das imagens uma entrevista fotográfica com o público e propõe a reflexão sobre cada momento da vida destas pessoas que experienciam a condição de dúvida, indecisão, incerteza.
O Museu do Aljube – Resistência e Liberdade acolhe José Soudo, curador da exposição, Pedro Neto, Director Executivo da Amnistia Internacional que apoia institucionalmente o projecto e a autora para uma conversa aberta e informal sobre o IN LIMBO, contando com a participação de Rita Rato, Directora Executiva do Museu.

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
30 de Março de 2024 - 10h30
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória IV
A quarta e última sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "Legal Q.B." e "O longo adeus às armas".
28 de Março de 2024 - 18h00
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória III
A terceira sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "As lutas de um povo" e "Mulheres".
26 de Março de 2024 - 18h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de março à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
23 de Março de 2024 - 10h30